Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Justo Junior, Edson Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Braga, Felipe Leôncio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-30T18:47:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-30T18:47:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | Um guia didático para o conteúdo de grandezas e medidas via gamificação | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703459 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Várias pesquisas na área de educação têm mostrado a ineficiência dos livros didáticos como material motivador para o ensino de física no ensino médio. A partir dos apontamentos dos estudantes em relação a esse aspecto, foi proposta a elaboração de um material instrucional em formato de um jogo de tabuleiro, sendo este também uma unidade de aprendizagem potencialmente significativa a partir do uso da dinâmica de jogos. Partindo-se dos pressupostos da gamificação, aliadas às premissas da Teoria da Aprendizagem Significativa, foi feita uma intervenção a fim de tornar o aprendizado da física mais motivador e incentivador por meio da tomada de consciência do aprendiz em relação ao próprio processo de aprendizagem. Para validar essa proposição, estudantes de uma escola estadual de ensino médio do interior do estado do Espírito Santo da rede pública de ensino, foram submetidos à participação de uma pesquisa acerca da eficiência desse material. A aplicação de testes objetivos indicou um ganho efetivo de conhecimento em relação ao status prévio dos alunos quanto à conteúdo ministrado (grandezas físicas e unidades de medidas). Da mesma forma os relatos dos jogadores (discentes) durante a aplicação do jogo revelaram que o mesmo pode ser bastante válido. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1,66 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
Título: dc.title | Um guia didático para o conteúdo de grandezas e medidas via gamificação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons