Uma proposta de atividades investigativas com o uso de um software simulador de circuitos elétricos em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorScarpat Junior, Alfeu-
Autor(es): dc.contributor.authorde Andrade, Marcelo Esteves-
Autor(es): dc.contributor.authorBuffon, Luiz Otávio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-30T18:44:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-30T18:44:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherUma proposta de atividades investigativas com o uso de um software simulador de circuitos elétricos em sala de aula-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703442-
Resumo: dc.description.abstractNeste trabalho relatamos a aplicação de uma proposta de ensino investigativa para aprendizagem de circuitos elétricos simples baseado no uso de um simulador virtual a partir das concepções alternativas (intuitivas ou espontâneas) dos alunos, que foram verificadas através de um teste já validado, sobre corrente elétrica, mostrando a relação entre as grandezas elétricas - tensão, corrente e resistência em circuitos elétricos simples. Investiga a efetividade da proposta de ensino com o uso de um simulador, como ferramenta dinâmica e motivadora para a aprendizagem. As atividades propostas foram implementadas através do uso de um software simulador virtual de circuitos elétricos, EveryCircuit. Este programa foi criado principalmente para fins educacionais e possui uma plataforma livre, disponível em <http://everycircuit.com/app/>. O programa utilizado também se encontra na versão de aplicativo livre, o que permite aos alunos também utilizá-lo em seus tablets ou smartphones. O simulador possibilita construção e exploração de circuitos elétricos baseado na montagem desses circuitos por parte dos alunos. A sequência de ensino foi aplicada em uma turma com 20 alunos, na faixa etária de 15 a 17 anos, do 2º Ano do Ensino Médio do Curso Técnico em Manutenção Eletromecânica Ferroviária integrado ao ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Cariacica na disciplina de Circuitos Elétricos. As atividades foram desenvolvidas no laboratório de informática da escola. Propusemos que os alunos trabalhassem em duplas, permitindo assim uma maior integração/ interação entre eles. Dividimos a aplicação do projeto em 6 (seis) etapas, integrando um total de 12 horas/aula. As atividades foram desenvolvidas segundo a concepção do ensino por investigação. Usamos o método POE – Predizer, Observar e Explicar, como guia para execução das tarefas por parte dos alunos. Como produto final dessa proposta de trabalho, desenvolvemos um guia didático abordando uma sequência de ensino investigativa sobre as concepções alternativas dos alunos em relação à corrente elétrica com a utilização de um software simulador de circuitos elétricos simples. Com a aplicação de um questionário de opinião os alunos demonstraram satisfação com a metodologia utilizada.-
Tamanho: dc.format.extent0,98 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectCircuitos elétricos - modelagem computacional-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo investigativo-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação-
Título: dc.titleUma proposta de atividades investigativas com o uso de um software simulador de circuitos elétricos em sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons