POD.E.SEX: UM PODCAST SOBRE EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEFERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Lohan Galvão de-
Autor(es): dc.contributor.authorTHIENGO, Edmar Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-30T12:56:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-30T12:56:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL DE MESTRADO_LOHAN GALVÃO DE OLIVEIRA_2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703377-
Resumo: dc.description.abstractDurante as rodas de conversa realizadas com alunos do Ifes – campus Vitória para a pesquisa “Titãs de Uma Nova Era: Discutindo sexualidade na escola com estudantes gays do Ifes”, os discentes participantes apontaram que as escolas, apesar de poderem viabilizar uma educação que compreenda a sexualidade como uma construção cultural múltipla, inacabada e desvinculada de padrões heteronormativos, reforçam a norma e instituem violências quere afirmam o padrão heterossexual estabelecido na sociedade. Neste sentido, para estes discentes, não se deve esperar que estas instituições se posicionarão em prol de construir um processo educativo que considere a multiplicidade cultural em torno da sexualidade. Por conta disso, para estes alunos, é necessário que os próprios estudantes que não se enquadram na norma, se proponham a abordar estas temáticas na escola e até mesmo construir materiais que auxiliem no debate destes temas nestes ambientes. Dessa maneira, os discentes ressaltam que deveriam existir materiais que facilitem este processo na escola. Nesta perspectiva, eles ainda apontam para um produto educacional que envolva tecnologias de comunicação como o celular, o Youtube, documentários e filmes, já que todos estes meios possibilitariam fácil acesso ao tema tratado. Além disso, estas plataformas possibilitariam também debates que estariam em constante transformação e ampliação das perspectivas em torno da sexualidade, já que estas tecnologias facilitam a construção de materiais que estejam sempre em constante transformação. Contemplando assim, Louro (2003),que aponta que é necessário que os discursos sobre sexualidade nas escolas sejam sempre questionados e estejam sempre em transformação. Os sujeitos também ressaltam que este material deve abordar temas que influenciam diretamente sobre as questões ligadas a sexualidade e a homofobia. Para mais, o produto também deve conter informações que auxiliem na compreensão da própria sexualidade e dos discursos em torno dela. Sendo assim, os discentes apontam para produtos que permitam a troca de experiências e culturas entre discentes e sujeitos não heteronormativos, estejam eles inseridos num contexto escolar ou não.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,86MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEscola; Sexualidade; Educação; Heteronormativo; Identidade.pt_BR
Título: dc.titlePOD.E.SEX: UM PODCAST SOBRE EDUCAÇÃO E SEXUALIDADEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeáudiopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCAIS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
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