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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Claudilena Corrêa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fernandes, Déa Nunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-25T01:13:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-25T01:13:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Proposta Didática para Estudo de Gênero-Trabalho-Poder na EPT [2021] | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703071 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional, item obrigatório do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – PROFEPT, desenvolvido pelo Programa de pós-graduação em EPT, corresponde à área de Ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, do Ministério da Educação. No estado do Maranhão é ofertado, em rede, pelo IFMA campus Monte Castelo, em São Luís. Visa a formação em EPT destinada aos profissionais da RFEPCT, e dentre seus objetivos, intenta a produção de conhecimento científico, o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional de nível médio ou em espaços não-formais. (MARANHÃO, 2020). Apresenta-se esta Sugestão Metodológica de Ensino-Aprendizagem nomeada de Proposta Didática para Estudo de Gênero-Trabalho-Poder na EPT, fruto da pesquisa realizada neste mestrado, cuja temática versa sobre A Feminização do Magistério na Educação Profissional o Tecnológica: o ressoar das vozes de mulheres - professoras do IFMA, realizada no IFMA campus Codó, entre 2019 e 2021, analisou as relações estabelecidas no processo de feminização do magistério na EPT, no âmbito das condições de gênero-trabalho poder realizadas/vivenciadas no espaço da EPT. Para elucidar os reflexos desse fenômeno na profissionalidade de mulheres-professoras do IFMA; identificar os traços e marcas que representam suas profissionalidades no contexto das relações de gênero-trabalho-poder. Este produto educacional visa propiciar práticas docentes que fomentem discursões sobre educação de gênero nas turmas de Ensino Médio Integrado nas diferentes áreas de conhecimento, considerado como lócus de desenvolvimento de práticas intervencionistas vista a construção coletiva dos/das sujeitos/as emancipados/as conforme os fundamentos da formação profissional da rede federal de educação. Portanto, através desta Proposta Didática-PD, pretende-se compreender gênero-trabalho-poder como categorias inseparáveis, inserida nas práticas sociais realizadas nos diferentes espaços, visando a partir de uma análise crítica, o desenvolvimento de propostas de combate ao preconceito de gênero nos espaços de formação profissional, logo na sociedade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 588 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Empoderamento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres-Educação-Brasil | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta Didática para Estudo de Gênero-Trabalho-Poder na EPT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Memórias em EPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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