Proposta Didática para Estudo de Gênero-Trabalho-Poder na EPT

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Claudilena Corrêa-
Autor(es): dc.contributor.authorFernandes, Déa Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-25T01:13:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-25T01:13:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Proposta Didática para Estudo de Gênero-Trabalho-Poder na EPT [2021]pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703071-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional, item obrigatório do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – PROFEPT, desenvolvido pelo Programa de pós-graduação em EPT, corresponde à área de Ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, do Ministério da Educação. No estado do Maranhão é ofertado, em rede, pelo IFMA campus Monte Castelo, em São Luís. Visa a formação em EPT destinada aos profissionais da RFEPCT, e dentre seus objetivos, intenta a produção de conhecimento científico, o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional de nível médio ou em espaços não-formais. (MARANHÃO, 2020). Apresenta-se esta Sugestão Metodológica de Ensino-Aprendizagem nomeada de Proposta Didática para Estudo de Gênero-Trabalho-Poder na EPT, fruto da pesquisa realizada neste mestrado, cuja temática versa sobre A Feminização do Magistério na Educação Profissional o Tecnológica: o ressoar das vozes de mulheres - professoras do IFMA, realizada no IFMA campus Codó, entre 2019 e 2021, analisou as relações estabelecidas no processo de feminização do magistério na EPT, no âmbito das condições de gênero-trabalho poder realizadas/vivenciadas no espaço da EPT. Para elucidar os reflexos desse fenômeno na profissionalidade de mulheres-professoras do IFMA; identificar os traços e marcas que representam suas profissionalidades no contexto das relações de gênero-trabalho-poder. Este produto educacional visa propiciar práticas docentes que fomentem discursões sobre educação de gênero nas turmas de Ensino Médio Integrado nas diferentes áreas de conhecimento, considerado como lócus de desenvolvimento de práticas intervencionistas vista a construção coletiva dos/das sujeitos/as emancipados/as conforme os fundamentos da formação profissional da rede federal de educação. Portanto, através desta Proposta Didática-PD, pretende-se compreender gênero-trabalho-poder como categorias inseparáveis, inserida nas práticas sociais realizadas nos diferentes espaços, visando a partir de uma análise crítica, o desenvolvimento de propostas de combate ao preconceito de gênero nos espaços de formação profissional, logo na sociedade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent588 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmpoderamentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMulheres-Educação-Brasilpt_BR
Título: dc.titleProposta Didática para Estudo de Gênero-Trabalho-Poder na EPTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMemórias em EPTpt_BR
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