Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Machado, Cibele Kemeicik da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leal ,Fernando José Lira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-24T19:11:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-24T19:11:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Jogo da evolução os fatores físicos e biológicos da evolução do olho humano | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703061 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No currículo baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), implantado no ano de 1988, a disciplina de ciências era dividida em temáticas relacionadas a biologia para os alunos do 6º ao 8º ano, e física e química para os alunos do 9º ano. Com a implantação da Base Nacional Comum Curricular, BNCC, em 2018, foi implementado o ensino em espiral, dividido em 3 eixos temáticos (Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo), que dissolveu os conteúdos relacionados a biologia, física e química em todas as séries do ensino fundamental II. Porém, mesmo com essa divisão, os conteúdos da disciplina de Ciências continuam parcialmente fragmentados e desconectados, pois o sentido da visão está sendo trabalhado no 6º ano, enquanto as teorias da evolução e as propriedades da óptica são apresentadas apenas no 9º ano. Com o intuito de minimizar a fragmentação dos conteúdos da disciplina de Ciências, este trabalho apresenta uma sequência didática (SD) intitulada "Jogo da Evolução - Fatores Físicos e Biológicos da Evolução do Olho Humano". A proposta dessa sequência, composta por 17 aulas, baseou-se nas metodologias ativas, mais especificamente na sala de aula invertida (SAI), no ensino sob-medida (JiTt) e na gamificação. A SAI possibilita a inserção da tecnologia no processo de aprendizagem, o JiTt permite que o professor atue diretamente nas dúvidas específicas dos alunos e a gamificação, ponto chave da SD, tem por objetivo a assimilação de todos os conteúdos de uma maneira lúdica, interativa e em contexto de competitividade, o que estimula e eleva a participação dos alunos nas aulas. Para estimar a funcionalidade da SD e avaliar se a aprendizagem dos educandos foi potencialmente significativa, como propõe David Ausubel, foram aplicados um pré-teste e um pós-teste, que, após serem comparados e analisados, forneceram os resultados apresentados neste trabalho. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1,11 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Óptica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Olho humano- Evolução | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Jogo da evolução os fatores físicos e biológicos da evolução do olho humano | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons