Jogo da evolução os fatores físicos e biológicos da evolução do olho humano

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Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorMachado, Cibele Kemeicik da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorLeal ,Fernando José Lira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-24T19:11:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-24T19:11:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherJogo da evolução os fatores físicos e biológicos da evolução do olho humano-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703061-
Resumo: dc.description.abstractNo currículo baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), implantado no ano de 1988, a disciplina de ciências era dividida em temáticas relacionadas a biologia para os alunos do 6º ao 8º ano, e física e química para os alunos do 9º ano. Com a implantação da Base Nacional Comum Curricular, BNCC, em 2018, foi implementado o ensino em espiral, dividido em 3 eixos temáticos (Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo), que dissolveu os conteúdos relacionados a biologia, física e química em todas as séries do ensino fundamental II. Porém, mesmo com essa divisão, os conteúdos da disciplina de Ciências continuam parcialmente fragmentados e desconectados, pois o sentido da visão está sendo trabalhado no 6º ano, enquanto as teorias da evolução e as propriedades da óptica são apresentadas apenas no 9º ano. Com o intuito de minimizar a fragmentação dos conteúdos da disciplina de Ciências, este trabalho apresenta uma sequência didática (SD) intitulada "Jogo da Evolução - Fatores Físicos e Biológicos da Evolução do Olho Humano". A proposta dessa sequência, composta por 17 aulas, baseou-se nas metodologias ativas, mais especificamente na sala de aula invertida (SAI), no ensino sob-medida (JiTt) e na gamificação. A SAI possibilita a inserção da tecnologia no processo de aprendizagem, o JiTt permite que o professor atue diretamente nas dúvidas específicas dos alunos e a gamificação, ponto chave da SD, tem por objetivo a assimilação de todos os conteúdos de uma maneira lúdica, interativa e em contexto de competitividade, o que estimula e eleva a participação dos alunos nas aulas. Para estimar a funcionalidade da SD e avaliar se a aprendizagem dos educandos foi potencialmente significativa, como propõe David Ausubel, foram aplicados um pré-teste e um pós-teste, que, após serem comparados e analisados, forneceram os resultados apresentados neste trabalho.-
Tamanho: dc.format.extent1,11 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectÓptica-
Palavras-chave: dc.subjectOlho humano- Evolução-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Título: dc.titleJogo da evolução os fatores físicos e biológicos da evolução do olho humano-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
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