Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes - Campus Cariacica | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nicoli, Marcela Altoé | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Buffon, Luiz Otavio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Andrade, Marcelo Esteves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-24T19:08:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-24T19:08:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | A Terra sob a óptica da gravidade: Uma proposta interdisciplinar para o ensino de física | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703059 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta didática para o Ensino de Física básica, usando a aplicação de alguns princípios físicos para a investigação geológica da subsuperfície. Tendo a gravidade como temática central, abordamos de maneira interdisciplinar tópicos de física com conteúdos relacionados à geografia física e à química. Visamos a elaboração de uma sequência didática dialógica e problematizadora, e utilizamos como metodologia de ensino a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP),buscando sempre instigar, como também clarificar os estudantes sobre como ocorre o conhecimento do interior do nosso planeta, vinculando o conteúdo aprendido em sala de aula à sua utilidade prática. Por objetivar a geração de conhecimentos para uma aplicação de interesse educacional, a pesquisa realizada durante a aplicação desse projeto usou de uma abordagem qualitativa, descritiva, de natureza aplicada, utilizando-se como dados coletados as respostas aos questionários inicial, final e de opinião, para avaliar através do método de análise de conteúdo, o quão significativa foi a aprendizagem dos alunos, como também a participação e o interesse durante o desenvolvimento das atividades. Com a análise dos resultados, podemos concluir que houve uma boa participação, receptividade e interesse dos alunos à proposta, além de evidências de aprendizagem dos conceitos envolvidos. No Apêndice G é apresentado o produto educacional associado a esta dissertação, o qual poderá servir como referência para outros docentes que se interessarem em aplicá-lo ou desejarem desenvolver projetos de ensino interdisciplinares na educação básica | - |
Tamanho: dc.format.extent | 4,33 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Três Momentos Pedagógicos | - |
Título: dc.title | A Terra sob a óptica da gravidade: Uma proposta interdisciplinar para o ensino de física | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons