A Terra sob a óptica da gravidade: Uma proposta interdisciplinar para o ensino de física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfes - Campus Cariacica-
Autor(es): dc.contributor.authorNicoli, Marcela Altoé-
Autor(es): dc.contributor.authorBuffon, Luiz Otavio-
Autor(es): dc.contributor.authorAndrade, Marcelo Esteves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-24T19:08:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-24T19:08:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherA Terra sob a óptica da gravidade: Uma proposta interdisciplinar para o ensino de física-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/703059-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma proposta didática para o Ensino de Física básica, usando a aplicação de alguns princípios físicos para a investigação geológica da subsuperfície. Tendo a gravidade como temática central, abordamos de maneira interdisciplinar tópicos de física com conteúdos relacionados à geografia física e à química. Visamos a elaboração de uma sequência didática dialógica e problematizadora, e utilizamos como metodologia de ensino a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP),buscando sempre instigar, como também clarificar os estudantes sobre como ocorre o conhecimento do interior do nosso planeta, vinculando o conteúdo aprendido em sala de aula à sua utilidade prática. Por objetivar a geração de conhecimentos para uma aplicação de interesse educacional, a pesquisa realizada durante a aplicação desse projeto usou de uma abordagem qualitativa, descritiva, de natureza aplicada, utilizando-se como dados coletados as respostas aos questionários inicial, final e de opinião, para avaliar através do método de análise de conteúdo, o quão significativa foi a aprendizagem dos alunos, como também a participação e o interesse durante o desenvolvimento das atividades. Com a análise dos resultados, podemos concluir que houve uma boa participação, receptividade e interesse dos alunos à proposta, além de evidências de aprendizagem dos conceitos envolvidos. No Apêndice G é apresentado o produto educacional associado a esta dissertação, o qual poderá servir como referência para outros docentes que se interessarem em aplicá-lo ou desejarem desenvolver projetos de ensino interdisciplinares na educação básica-
Tamanho: dc.format.extent4,33 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectTrês Momentos Pedagógicos-
Título: dc.titleA Terra sob a óptica da gravidade: Uma proposta interdisciplinar para o ensino de física-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísica-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons