Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Montes Claros | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, WANDAR BARBOSA DOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-13T13:32:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-13T13:32:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702060 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação de mestrado pretende pensar a prática pedagógica docente a partir de dois autores e especialmente a partir de dois textos: a Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, e a Fuga da Caverna, de Platão. Partimos da ideia de que a circunscrição em que fundamenta este trabalho aborda questões imprescindíveis para o desenvolvimento da aprendizagem do educando, priorizando o sentido humanizado e autônomo do ensino. Privilegia, então, o diálogo como mediador que orienta o sujeito na construção dos saberes necessários como condição de uma educação libertadora e autônoma. Por motivos de pandemia, trata-se principalmente de uma pesquisa bibliográfica, que propõe ampliar as habilidades linguísticas e filosófica dos alunos, em um processo educativo, com estratégias capazes e eficazes na construção da autonomia, na ressignificação dos saberes, em uma pedagogia fundamentada no respeito, na dignidade e, claro, na autonomia dos envolvidos. O imperativo exploratório do exercício do pensamento apresenta-se como elemento basilar no processo de ressignificação dos saberes que constituem uma pedagogia fundamentada no respeito, dignidade e autonomia dos envolvidos. Todos os elementos aqui trabalhados podem suscitar indícios de uma possível influência do pensamento de Platão e Paulo Freire no processo dialógico do ensino-aprendizagem. A presente dissertação, tem como objetivo principal apresentar proposta de intervenção pedagógica para as aulas que contribua com o apontamento de metodologias capazes de auxiliar nas práticas de atividades. Outrossim, que mencione o exercício do pensamento filosófico dialógico com critérios que trazem como elementos inspiradores o uso da leitura e escrita filosóficas aliadas ao uso das tecnologias digitais, ferramentas imprescindíveis na atualidade, no auxílio da construção do conhecimento autônomo e transformador. Do mesmo modo, objetiva-se que este trabalho seja um projeto interventivo, prático e concreto no exercício do pensamento – não apenas dos discentes que fazem parte do corpus dessa pesquisa, mas também dos outros que compõem o quadro das aulas de Filosofia. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita e leitura escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
Título: dc.title | A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA E A “FUGA DA CAVERNA”: a prática da leitura e da escrita como estratégias metodológicas nas aulas de filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UNIMONTES-WandaSAntos-Turma2019-2021.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/702060/1/UNIMONTES-WandaSAntos-Turma2019-2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: