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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, SANDRA REGIANE RODRIGUES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-13T13:28:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-13T13:28:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702059 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo relatar a pesquisa filosófica realizada a partir das aulas de Filosofia sobre a importância do trabalho à luz do pensamento hegeliano, e verificar as possibilidades de análise da relação do mundo do trabalho e os jovens estudantes do terceiro ano do ensino médio, no que tange aos seus aspectos sobre o trabalho na educação do homem dentro da filosofia do trabalho. O refletir filosófico da concepção do trabalho para os seres humanos permite a visualização da passagem do que é material para a compreensão de si mesmo e do outro. Na obra Fenomenologia do Espírito, Hegel expõe sistematicamente como a consciência se apresenta na sociedade moderna e como o espírito livre expressa o seu saber, exteriorizando-o na cultura material e imaterial na constante formação na própria história da humanidade. Para compreender o trabalho na complexidade da sociedade contemporânea globalizada, é necessário entender o trabalho e sua essência fundamental para a existência humana, uma vez que, quando o homem modifica a natureza, transforma a si mesmo. Na referida obra o filósofo apresenta a parábola do Senhor e do Escravo, em que duas consciências buscam o reconhecimento da consciência-de-si e caminham para o reconhecimento da consciência-para-si. O trabalho então, é entendido como a mediação que supera o individualismo e registra refletidamente sua característica naquilo que era apenas natureza, traduzindo essa intencionalidade em cultura (Bildung). Nessa visão civilizatória do processo de humanização do ser, as autonomias são preservadas a partir da valorização do trabalho, da produção coletiva. A partir do trabalho o homem é capaz de projetar-se, idealizando objetos, ou seja, o trabalho possui uma finalidade. Logo, o trabalho age sobre a natureza das coisas e na natureza das relações entre os sujeitos, e, ao mesmo tempo em que o ser humano se autoproduz pelo trabalho surgem contradições que perpassam esse processo. O processo de ensino e aprendizagem filosófico que ocorreu dentro de sala, externou-se a partir de eventos promovidos pela instituição escolar e ofertados para a comunidade interna (estudantes do ensino médio, professores, funcionários e pais dos estudantes) e comunidade externa (convidados, professores e estudantes de outras redes de ensino). Assim, com o intuito de entendimento dessa relação trabalho e o mundos dos homens, finaliza-se com pesquisa quantitativa-qualitativa a partir da qual pode-se inferir acerca da práxis humana, que abrange alguns aspectos da vida em sociedade. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia do trabalho | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Hegel | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Reconhecimento | pt_BR |
Título: dc.title | TRABALHO E FILOSOFIA DO TRABALHO: UM PROJETO PARA PENSAR O FUTURO DO JOVEM NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFMS-SandraPereira-Turma-2019-2021.pdf | 4,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/702059/1/UFMS-SandraPereira-Turma-2019-2021.pdfDownload |
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