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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Montes Claros | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RAMOS, MARCELO RABELO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-13T13:19:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-13T13:19:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702055 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo pensar uma nova metodologia para o ensino de filosofia inspirada na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer. Aproveitando-se da vocação à universalidade da hermenêutica e não contrariando a crítica gadameriana aos preconceitos da ciência moderna, muito pelo contrário, ampliando sua proposta inclusiva ao ensino de filosofia na sala de aula das escolas de ensino básico, este será o tema: o ensino de filosofia no ensino básico, mais especificamente no ensino médio, numa perspectiva hermenêutica filosófica e sua prática de ensino. Qual é o problema que tentamos resolver? Ou seja, a questão é: Qual a possibilidade de uma prática do ensino de filosofia numa perspectiva hermenêutica no ensino médio, considerando seu aspecto metodológico? Partimos do pressuposto ou hipótese de que a prática de ensino de filosofia, por sua ontologia e por suas características, é sempre hermenêutica. Portanto, nosso objetivo geral é pensar e elaborar, a partir da obra de Gadamer, mas não restrita ao este pensador, uma orientação que seja guia prático de ensino de filosofia para esse ensino médio inspirada nessa hermenêutica e os objetivos específicos são: 1. Apresentar, a partir da obra de Gadamer, a teoria da hermenêutica filosófica; 2. Dissertar sobre as metodologias do ensino de filosofia em uso atualmente, especialmente as mais hegemônicas; 3. Analisar o ensino de Filosofia na atualidade à luz da hermenêutica; 4. Propor e demonstrar uma orientação de ensino de filosofia no ensino médio baseada na hermenêutica; 5. Propor uma prática de ensino de filosofia condizente com a teoria possível para uma aplicação para atuação em sala de aula. Esses os objetivos tomam o lugar dos originais do projeto de pesquisa. E o desafio de pensar uma prática para o ensino de filosofia no ensino médio se apresenta agora com a oportunidade do mestrado profissional em filosofia PROF.FILO. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia Hermenêutica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Hermenêutica filosófica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Hans-Georg Gadamer | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | metodologia de ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diálogo | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE FILOSOFIA NUMA METODOLOGIA HERMENÊUTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UNIMONTES-MarceloRamos-Turma-2019-2021.pdf | 518,47 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/702055/1/UNIMONTES-MarceloRamos-Turma-2019-2021.pdfDownload |
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