O ENSINO DE FILOSOFIA NUMA METODOLOGIA HERMENÊUTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Montes Clarospt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRAMOS, MARCELO RABELO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-13T13:19:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-13T13:19:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702055-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo pensar uma nova metodologia para o ensino de filosofia inspirada na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer. Aproveitando-se da vocação à universalidade da hermenêutica e não contrariando a crítica gadameriana aos preconceitos da ciência moderna, muito pelo contrário, ampliando sua proposta inclusiva ao ensino de filosofia na sala de aula das escolas de ensino básico, este será o tema: o ensino de filosofia no ensino básico, mais especificamente no ensino médio, numa perspectiva hermenêutica filosófica e sua prática de ensino. Qual é o problema que tentamos resolver? Ou seja, a questão é: Qual a possibilidade de uma prática do ensino de filosofia numa perspectiva hermenêutica no ensino médio, considerando seu aspecto metodológico? Partimos do pressuposto ou hipótese de que a prática de ensino de filosofia, por sua ontologia e por suas características, é sempre hermenêutica. Portanto, nosso objetivo geral é pensar e elaborar, a partir da obra de Gadamer, mas não restrita ao este pensador, uma orientação que seja guia prático de ensino de filosofia para esse ensino médio inspirada nessa hermenêutica e os objetivos específicos são: 1. Apresentar, a partir da obra de Gadamer, a teoria da hermenêutica filosófica; 2. Dissertar sobre as metodologias do ensino de filosofia em uso atualmente, especialmente as mais hegemônicas; 3. Analisar o ensino de Filosofia na atualidade à luz da hermenêutica; 4. Propor e demonstrar uma orientação de ensino de filosofia no ensino médio baseada na hermenêutica; 5. Propor uma prática de ensino de filosofia condizente com a teoria possível para uma aplicação para atuação em sala de aula. Esses os objetivos tomam o lugar dos originais do projeto de pesquisa. E o desafio de pensar uma prática para o ensino de filosofia no ensino médio se apresenta agora com a oportunidade do mestrado profissional em filosofia PROF.FILO.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia Hermenêuticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHermenêutica filosóficapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHans-Georg Gadamerpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmetodologia de ensino de filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiálogopt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE FILOSOFIA NUMA METODOLOGIA HERMENÊUTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo