O ENSINO DE FILOSOFIA COMO RESPONSABILIDADE PELO MUNDO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DE HANNAH ARENDT

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Elineide Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-13T11:23:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-13T11:23:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.other2022_dis_eaoliveirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/702038-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho dissertativo intitulado “O ensino de Filosofia como responsabilidade pelo mundo: uma abordagem a partir de Hannah Arendt” se propõe como um verdadeiro “convite ao pensar” voltado ao ensino de filosofia, e traz uma abordagem didática para o ensino médio, a partir das categorias filosóficas apresentadas pela pensadora alemã, relacionadas à educação e ao entendimento do mundo como estratégia de abordagem a ser utilizada pelos educadores. A proposta é indicada não como um caminho a ser trilhado ou uma receita infalível, mas, sobretudo como uma estratégia por meio da qual seja possível almejar avanços no nível de envolvimento dos estudantes em relação às reflexões que lhes sejam propostas. Para tanto, a reflexão inicialmente aborda o conceito de crise apresentado pela autora e segue com a exposição das categorias de mundo, responsabilidade e pertencimento. A proposta didática apresentada ao final serve como estratégia de abordagem para introduzir a figura da pensadora alemã Hannah Arendt ao conhecimento dos estudantes e segue o formato de unidade didática estruturada a partir de três sequências intituladas Conhecendo Hannah Arendt por meio da biografia, Conhecendo Hannah Arendt por meio do trailer e Conhecendo Hannah Arendt por meio da entrevista. A intenção é favorecer o diálogo reflexivo e problematizar o sentido da ocupação e da atuação humana no mundo por meio de aulas que contribuam para aflorar uma consciência de si e favoreçam a criação de vínculos dos estudantes com a Filosofia e a partir dela, com o mundo. A conclusão permite compreender a educação enquanto ensino de filosofia e evidencia sua função formadora constituída por estímulos a ação de um pensar reflexivo. Um pensar que, se preliminarmente ocorre no âmbito da individualidade, no âmbito do particular por meio de exercícios de pensamento, ao serem exteriorizados na ambiência de uma sala de aula, esses pensamentos se alargam e se tornam públicos numa verdadeira ‘ação entre homens’. Notadamente, é nesse momento que se evidencia o sentido da pluralidade, do cuidado e da preservação do mundo, condições estas tão caras a Hannah Arendt.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,68 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectMundopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHannah Arendtpt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE FILOSOFIA COMO RESPONSABILIDADE PELO MUNDO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DE HANNAH ARENDTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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