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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Montes Claros | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, FABIANA SOARES DA CRUZ | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-12T17:55:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-12T17:55:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701998 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica que possa auxiliar na melhoria da comunicação, interação e emancipação dos estudantes nas aulas de Filosofia do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Campus Arinos, tendo como base teórica a Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas, relacionando intersubjetividade, educação e emancipação na perspectiva da racionalidade comunicativa. A metodologia desta pesquisa é de natureza básica; no que se refere aos objetivos, é explicativa, pois visa compreender como ocorrem as relações intersubjetivas nas aulas de filosofia, diagnosticar as dificuldades e propor soluções. Quanto ao procedimento técnico a ser utilizado, trata-se de pesquisa bibliográfica, devido ao suporte teórico dos dois volumes da Teoria do Agir Comunicativo e demais obras de Jürgen Habermas e comentadores. Em relação ao método, é o da pesquisa ação, pois tem como objetivo contribuir para a resolução de um problema relativo a uma realidade de sala de aula, especificamente nas aulas de Filosofia. A proposta elaborada por Habermas de uma racionalidade comunicativa permite pensar a educação e possibilita a criação de uma cultura emancipatória, levando à “descolonização” do ensino de Filosofia. Por meio do agir comunicativo, é possível o entendimento mútuo, o fortalecimento das práticas de comunicação e o desenvolvimento do processo de formação e emancipação dos sujeitos envolvidos. Devido à pandemia, houve mudança na proposta, que inicialmente seria o desenvolvimento de um projeto de intervenção presencial junto aos estudantes. No entanto, por conta da necessidade do distanciamento social, este trabalho pretende extrair da perspectiva de Habermas uma proposta de « descolonização do ensino de Filosofia », por meio de estratégias de ensino que promovam o desenvolvimento da competência linguística dos estudantes. Tornando-os mais aptos para participarem de forma ativa e ética não só nas aulas de Filosofia, como também nos processos discursivos e deliberativos que ocorrem no âmbito escolar e no seu entorno social e político. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Agir Comunicativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Descolonização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Intersubjetividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mundo da vida | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO DE JÜRGEN HABERMAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UNIMONTES-FabianaLima-Turma-2019-2021.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701998/1/UNIMONTES-FabianaLima-Turma-2019-2021.pdfDownload |
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