PELO ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DO CORDEL: TRIÁLOGO ENTRE FILOSOFIA, POESIA E EDUCAÇÃO EM SALA DE AULA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTANA, GENILDO FIRMINO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-12T14:17:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-12T14:17:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701983-
Resumo: dc.description.abstractNossa dissertação parte de um triálogo. Triálogo entre três áreas do saber: a Filosofia, a Poesia e a Educação. Partindo do princípio de que esse triálogo é possível, procuramos em um primeiro momento promover um diálogo epistêmico entre a Filosofia e a Poesia e, num segundo movimento, levar esse diálogo à Educação numa possível prática pedagógica que envolva a Poesia, a Literatura de Cordel, no ensino de Filosofia. Firmamo-nos na possibilidade de essa prática ser levada à sala de aula e possa-se ensinar Filosofia tendo como ferramenta a Poesia, em nosso caso a Literatura de Cordel, expressão poética da Poesia popular nordestina. Ater-nos-emos ao cordel como força de expressão de um povo e como forma poética plausível de aplicabilidade em sala de aula, o que já acontece em outras áreas do saber, e que nós propomos transpor ao ensino de Filosofia. Compreendemos que há a possibilidade de um diálogo epistêmico entre a Filosofia e a Poesia e que esse diálogo pode ser transposto à Educação. Historicamente, Filosofia e Poesia mantêm um íntimo diálogo. Ora distanciando-se, ora comungando, fato é que a história mesma da Filosofia se confunde também com a história da Poesia e que muitos filósofos – desde os pré-socráticos – fizeram da Poesia um meio de expressar suas ideias. Como irmãs nascidas no mesmo ventre, Filosofia e Poesia mantêm estreitos laços epistêmicos. Propomos um diálogo entre a Filosofia e a Poesia, posto em prática na sala de aula, o que nos leva a um triálogo pedagógico.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPoesiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCordelpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTriálogopt_BR
Título: dc.titlePELO ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DO CORDEL: TRIÁLOGO ENTRE FILOSOFIA, POESIA E EDUCAÇÃO EM SALA DE AULApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo