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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTANA, GENILDO FIRMINO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-12T14:17:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-12T14:17:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701983 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nossa dissertação parte de um triálogo. Triálogo entre três áreas do saber: a Filosofia, a Poesia e a Educação. Partindo do princípio de que esse triálogo é possível, procuramos em um primeiro momento promover um diálogo epistêmico entre a Filosofia e a Poesia e, num segundo movimento, levar esse diálogo à Educação numa possível prática pedagógica que envolva a Poesia, a Literatura de Cordel, no ensino de Filosofia. Firmamo-nos na possibilidade de essa prática ser levada à sala de aula e possa-se ensinar Filosofia tendo como ferramenta a Poesia, em nosso caso a Literatura de Cordel, expressão poética da Poesia popular nordestina. Ater-nos-emos ao cordel como força de expressão de um povo e como forma poética plausível de aplicabilidade em sala de aula, o que já acontece em outras áreas do saber, e que nós propomos transpor ao ensino de Filosofia. Compreendemos que há a possibilidade de um diálogo epistêmico entre a Filosofia e a Poesia e que esse diálogo pode ser transposto à Educação. Historicamente, Filosofia e Poesia mantêm um íntimo diálogo. Ora distanciando-se, ora comungando, fato é que a história mesma da Filosofia se confunde também com a história da Poesia e que muitos filósofos – desde os pré-socráticos – fizeram da Poesia um meio de expressar suas ideias. Como irmãs nascidas no mesmo ventre, Filosofia e Poesia mantêm estreitos laços epistêmicos. Propomos um diálogo entre a Filosofia e a Poesia, posto em prática na sala de aula, o que nos leva a um triálogo pedagógico. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cordel | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Triálogo | pt_BR |
Título: dc.title | PELO ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DO CORDEL: TRIÁLOGO ENTRE FILOSOFIA, POESIA E EDUCAÇÃO EM SALA DE AULA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFCG-GenildoSantana-Turma-2019-2021.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701983/1/UFCG-GenildoSantana-Turma-2019-2021.pdfDownload |
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