Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CHAGAS, DIVINA MENDES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-12T13:59:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-12T13:59:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701982 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O questionamento que deu origem a esta pesquisa foi: como ensinar Filosofia para estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA)? As respostas iniciais me levaram ao conceito de experiência e me fizeram notar a sua relevância para pensar o ensino de Filosofia nesta modalidade da Educação Básica. O projeto de pesquisa surge da experiência em sala de aula e para ela retorna. A dinâmica na qual se movimenta a redação dos capítulos é aquela da colcha de retalhos, vou costurando questionamentos, possibilidades e autores. Nesse sentido, foi traçado um breve histórico da Educação de Adultos tendo por referência as Conferências Internacionais da Unesco (2012), mas também dos estudos da Andragogia de Knowles (2015) e educação para adultos presente nas obras de Paulo Freire (1996). Investigo, brevemente, o histórico do CEJA no Estado do Mato Grosso e da Filosofia documentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seguida, é apresentado um suscinto histórico do conceito de experiência na História da Filosofia, com vistas a construir uma apropriação criativa das obras de Gelamo (2006), Aspis (2012) e Deleuze (2010); sigo com a caracterização da experiência filosófica e finalizo com a sustentação desta por meio da leitura e escrita filosóficas. Na sequência, são destacadas as diferenças que podem existir entre ensinar, comunicar e filosofar; para defender o ensino de Filosofia como experiência filosófica, Rancière (2002) foi o autor que me auxiliou neste momento. Por fim, apresento uma proposta de intervenção filosófica em sala de aula. tendo como apoio trechos da obra de Frantz Fanon (2008) e a metodologia proposta por Silvio Gallo (2012). | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CEJA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE FILOSOFIA E A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJA) | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFMT-DivinaMendes-Turma-2019-2021.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701982/1/UFMT-DivinaMendes-Turma-2019-2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: