Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERRAZ, MAURO CESAR DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-12T13:51:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-12T13:51:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701980 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Ensino de Filosofia no Ensino Fundamental, ainda que com caráter facultativo, é tema de diversas discussões. Além de ser ofertado em várias instituições escolares privadas, é também um componente presente na matriz curricular de algumas redes públicas municipais de ensino, como, por exemplo, em Manaus. A presente pesquisa investiga as abordagens e possibilidades do Ensino de Filosofia na etapa intermediária da educação básica (ensino fundamental), procurando, num primeiro momento, compreender as relações entre educação, filosofia, transversalidade e democracia, assim como busca investigar aspectos teórico-práticos referentes a essas temáticas e ao processo de ensino. Num segundo momento, avançando para a dimensão prático-propositiva, apresenta-se uma proposta metodológica para realização de oficinas de iniciação filosófica e de desenvolvimento da educação para o pensar como práxis pedagógicas que incorporam a filosofia como elemento do processo de formação imtegral dos sujeitos e necessárias à concepção de educação democrática adotada na rede pública de Manaus. Constatados os diversos ataques engendrados contra a filosofia e sua presença no seio da escola básica brasileira, assim como à democracia enquanto forma de governo e modo de vida, considera-se relevante e urgente investir em disposições do pensamento e propostas de ações orientadas para o enfrentamento de tais retrocessos e, da mesma maneira, em propostas que visem não somente a manutenção ou permanência, mas, sobretudo, a expansão da presença da filosofia tanto nas diversas instânciais sociais balizadoras da consolidação da democracia, quanto na formação educacional integral. Portanto, entende-se como pertinente a abordagem do Ensino de Filosofia na etapa escolar fundamental como estratégia de resistência e de avanço na formação para o livre pensar, na introdução consistente de saberes necessários e imprescindíveis à dinâmica da existência, e como postura de contestação frente a quaisquer formas obtusas e cerceadoras da educação para o pensar democrático e da disposição intrínseca para a liberdade, para o pensamento crítico e reflexivo. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Democracia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transversalidade | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A TRANSVERSALIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFAM-MauroFerraz-Turma-2019-2021.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701980/1/UFAM-MauroFerraz-Turma-2019-2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: