O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A TRANSVERSALIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERRAZ, MAURO CESAR DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-12T13:51:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-12T13:51:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701980-
Resumo: dc.description.abstractO Ensino de Filosofia no Ensino Fundamental, ainda que com caráter facultativo, é tema de diversas discussões. Além de ser ofertado em várias instituições escolares privadas, é também um componente presente na matriz curricular de algumas redes públicas municipais de ensino, como, por exemplo, em Manaus. A presente pesquisa investiga as abordagens e possibilidades do Ensino de Filosofia na etapa intermediária da educação básica (ensino fundamental), procurando, num primeiro momento, compreender as relações entre educação, filosofia, transversalidade e democracia, assim como busca investigar aspectos teórico-práticos referentes a essas temáticas e ao processo de ensino. Num segundo momento, avançando para a dimensão prático-propositiva, apresenta-se uma proposta metodológica para realização de oficinas de iniciação filosófica e de desenvolvimento da educação para o pensar como práxis pedagógicas que incorporam a filosofia como elemento do processo de formação imtegral dos sujeitos e necessárias à concepção de educação democrática adotada na rede pública de Manaus. Constatados os diversos ataques engendrados contra a filosofia e sua presença no seio da escola básica brasileira, assim como à democracia enquanto forma de governo e modo de vida, considera-se relevante e urgente investir em disposições do pensamento e propostas de ações orientadas para o enfrentamento de tais retrocessos e, da mesma maneira, em propostas que visem não somente a manutenção ou permanência, mas, sobretudo, a expansão da presença da filosofia tanto nas diversas instânciais sociais balizadoras da consolidação da democracia, quanto na formação educacional integral. Portanto, entende-se como pertinente a abordagem do Ensino de Filosofia na etapa escolar fundamental como estratégia de resistência e de avanço na formação para o livre pensar, na introdução consistente de saberes necessários e imprescindíveis à dinâmica da existência, e como postura de contestação frente a quaisquer formas obtusas e cerceadoras da educação para o pensar democrático e da disposição intrínseca para a liberdade, para o pensamento crítico e reflexivo.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDemocraciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTransversalidadept_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A TRANSVERSALIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo