AGENCIAMENTOS ENTRE FILOSOFIA E CINEMA, O PENSAMENTO EM EVIDÊNCIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, JAMES JESUÍNO DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-12T13:39:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-12T13:39:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701977-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa é a efetivação dos projetos de extenção trabalhados no Instituto Federal do Pará, que tornou-se pesquisa do Mestrado Profissional em Filosofia, Núcleo UFAM. Seu objetivo foi investigar quais as implicações do trabalho de filosofia com cinema na escola criando entrelaçamentos, que agenciasse a partir do não filosófico o pensar filosófico, bem como as possibilidades que a filosofia e o cinema geram como linhas de fuga para repensar o tempo escola e o tempo sala de aula nas aulas de filosofia. Nesse sentido a estreita relação entre filosofia e cinema, possibilitou aos estudantes o conhecimento sobre a teoria deleuziana acerca de como a filosofiapode pensar com o cinema, o que foi possível porque tanto a filosofia quanto o cinema ocorrem por signos. A filosofia pelos signos dos conceitos, e o cinema por meio dos signos das imagens. Então buscou-se traçar um percurso histórico de como o cinema foi pensado no Brasilpara a educação, bem como Deleuze foi capaz de pensar o cinema por meio da filosofia, ora se apropropriando dos conceitos bergsonianos ora se desvincilhando de Bergson, e ao mesmo tempo se apropriando da teoria dos signos de Pierce. Assim, em segundo plano a pesquisa precisou entender quais as características que Deleuze dá aos conceitos do cinema e da teoria semiótica percebendo que estes são constituídos por elementos em relação de vizinhança sistematizando campos de solução para problemas. Logo os conceitos de Imagem-movimento e Imagem-tempo são dinâmicos e diferenciam-se entre si ao mesmo tempo que permitem a Deleuze se distanciar daqueles que primeiro pensaram o cinema. Por fim buscou-se apesar dos percalços por causa da pandemia uma tentativa de aplicação prática do trabalho entre filosofia e cinema.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAgenciamentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia percepçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSignospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia com cinemapt_BR
Título: dc.titleAGENCIAMENTOS ENTRE FILOSOFIA E CINEMA, O PENSAMENTO EM EVIDÊNCIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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