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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, JAMES JESUÍNO DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-12T13:39:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-12T13:39:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701977 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa é a efetivação dos projetos de extenção trabalhados no Instituto Federal do Pará, que tornou-se pesquisa do Mestrado Profissional em Filosofia, Núcleo UFAM. Seu objetivo foi investigar quais as implicações do trabalho de filosofia com cinema na escola criando entrelaçamentos, que agenciasse a partir do não filosófico o pensar filosófico, bem como as possibilidades que a filosofia e o cinema geram como linhas de fuga para repensar o tempo escola e o tempo sala de aula nas aulas de filosofia. Nesse sentido a estreita relação entre filosofia e cinema, possibilitou aos estudantes o conhecimento sobre a teoria deleuziana acerca de como a filosofiapode pensar com o cinema, o que foi possível porque tanto a filosofia quanto o cinema ocorrem por signos. A filosofia pelos signos dos conceitos, e o cinema por meio dos signos das imagens. Então buscou-se traçar um percurso histórico de como o cinema foi pensado no Brasilpara a educação, bem como Deleuze foi capaz de pensar o cinema por meio da filosofia, ora se apropropriando dos conceitos bergsonianos ora se desvincilhando de Bergson, e ao mesmo tempo se apropriando da teoria dos signos de Pierce. Assim, em segundo plano a pesquisa precisou entender quais as características que Deleuze dá aos conceitos do cinema e da teoria semiótica percebendo que estes são constituídos por elementos em relação de vizinhança sistematizando campos de solução para problemas. Logo os conceitos de Imagem-movimento e Imagem-tempo são dinâmicos e diferenciam-se entre si ao mesmo tempo que permitem a Deleuze se distanciar daqueles que primeiro pensaram o cinema. Por fim buscou-se apesar dos percalços por causa da pandemia uma tentativa de aplicação prática do trabalho entre filosofia e cinema. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Agenciamento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia percepção | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Signos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia com cinema | pt_BR |
Título: dc.title | AGENCIAMENTOS ENTRE FILOSOFIA E CINEMA, O PENSAMENTO EM EVIDÊNCIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFAM-JamesSouza-Turma-2019-2021.pdf | 697,75 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701977/1/UFAM-JamesSouza-Turma-2019-2021.pdfDownload |
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