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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, VILMA LUZIA DOLINSKI DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-12T13:23:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-12T13:23:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/73492 | - |
identificador: dc.identifier.other | https://hdl.handle.net/1884/73492 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701972 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação trata da falta de protagonismo da mulher na história da filosofia e, consequentemente, sua invisibilidade nos livros didáticos de filosofia, apresentando uma proposta de material didático que trata da alteridade segundo Simone de Beauvoir e Martin Heidegger. Criticar os conceitos que se referem à mulher, quase sempre de forma implícita, ao longo da história da filosofia, é uma maneira de evidenciar sua presença. O conceito de natureza como essência é uma das possibilidades que Beauvoir explora para expôr o mito do eterno feminino. Seguindo a filósofa feminista Joanna Hodge, aqui se propõe uma ética da diversidade ancorada na relacionalidade e na crítica ao conceito de humanidade construído a partir da ideia de homem enquanto gênero masculino. Reconhecer politicamente a pluralidade decorrente da singularidade de cada ser humano significa assumir as diferenças. Uma filosofia que supera a inferiorização e subordinação das mulheres aos homens, exige uma concepção de educação fundamentada na diversidade e pluralidade. Esta filosofia é levada às salas de aula do ensino médio por meio, principalmente, dos livros didáticos que utilizamos, por isso, é necessário que os mesmos apresentem a história da filosofia incluindo a crítica feminista. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia feminista. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de filosofia. | pt_BR |
Título: dc.title | RELAÇÕES DE GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FILOSOFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo |
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