Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CAMARGO, CLAUDIMIR PINHEIRO DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-12T14:20:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-12T14:20:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701954 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objeto desta dissertação é o desenvolvimento, na disciplina de Filosofia, de uma alternativa de leitura fílmica para a formação dos alunos do Ensino Fundamental. A questão que norteia a problemática deste estudo se expressa por meio da seguinte indagação: É possível despertar o interesse dos alunos pela Filosofia através de animações cinematográficas. O objetivo geral é apresentar uma sequência pedagógica através de um caderno de experiências, aliando conteúdo e forma por meio da linguagem cinematográfica. A metodologia da pesquisa ampara-se em uma abordagem qualitativa, na modalidade pesquisaação, com direcionamento do método histórico-dialético fundamentado na Teoria Crítica. Os instrumentos de coleta de dados são questionários, fotos, redações, sessões fílmicas, trabalhos de análises fílmicas com os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental da disciplina de Filosofia da ―Escola de Educação Básica Saint Joseph‖, em União da Vitória-PR. O levantamento dos dados consistiu na análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). Foram levantadas três categorias norteadoras principais e seis subcategorias de análise que emergiram e trouxeram relações com os objetivos propostos na pesquisa. Os resultados demonstram que, com mais autonomia, o aluno/espectador atinge a ―competência de ver‖ através da leitura fílmica e reconhece a importância do cinema para as discussões filosóficas. O referencial teórico utilizado é: Walter Kohan (2003); Almeida (2016); Andrew (2002); Bordwell e Thompson (2013); Julio Cabrera (2006); Metz (2014); Mitry (1978); Reali (2007); Xavier (2005); entre outros. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura Fílmica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Título: dc.title | FILOSOFIA DA INFÂNCIA E ANIMAÇÃO CINEMATOGRÁFICA: UMDESPERTAR AO PENSAR FILOSÓFICO. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UNESPAR-ClaudimirCamargo-Turma-2019-2021.pdf | 5,79 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701954/1/UNESPAR-ClaudimirCamargo-Turma-2019-2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: