FILOSOFIA DA INFÂNCIA E ANIMAÇÃO CINEMATOGRÁFICA: UMDESPERTAR AO PENSAR FILOSÓFICO.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCAMARGO, CLAUDIMIR PINHEIRO DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-12T14:20:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-12T14:20:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701954-
Resumo: dc.description.abstractO objeto desta dissertação é o desenvolvimento, na disciplina de Filosofia, de uma alternativa de leitura fílmica para a formação dos alunos do Ensino Fundamental. A questão que norteia a problemática deste estudo se expressa por meio da seguinte indagação: É possível despertar o interesse dos alunos pela Filosofia através de animações cinematográficas. O objetivo geral é apresentar uma sequência pedagógica através de um caderno de experiências, aliando conteúdo e forma por meio da linguagem cinematográfica. A metodologia da pesquisa ampara-se em uma abordagem qualitativa, na modalidade pesquisaação, com direcionamento do método histórico-dialético fundamentado na Teoria Crítica. Os instrumentos de coleta de dados são questionários, fotos, redações, sessões fílmicas, trabalhos de análises fílmicas com os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental da disciplina de Filosofia da ―Escola de Educação Básica Saint Joseph‖, em União da Vitória-PR. O levantamento dos dados consistiu na análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). Foram levantadas três categorias norteadoras principais e seis subcategorias de análise que emergiram e trouxeram relações com os objetivos propostos na pesquisa. Os resultados demonstram que, com mais autonomia, o aluno/espectador atinge a ―competência de ver‖ através da leitura fílmica e reconhece a importância do cinema para as discussões filosóficas. O referencial teórico utilizado é: Walter Kohan (2003); Almeida (2016); Andrew (2002); Bordwell e Thompson (2013); Julio Cabrera (2006); Metz (2014); Mitry (1978); Reali (2007); Xavier (2005); entre outros.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCinemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeitura Fílmicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInfânciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Título: dc.titleFILOSOFIA DA INFÂNCIA E ANIMAÇÃO CINEMATOGRÁFICA: UMDESPERTAR AO PENSAR FILOSÓFICO.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo