O USO DAS TIC’S NO ENSINO DA FILOSOFIA DESDE UMA PERSPECTIVA GRAMSCIANA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, MARIA CATARINA ANANIAS DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-12T14:13:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-12T14:13:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701953-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo versa sobre a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (Tic’s) na educação de modo geral e especificamente no ensino de filosofia no Ensino Médio. O objetivo da pesquisa consiste na investigação dos limites e das possibilidades do uso das Tic’s no ensino de filosofia em uma escola pública estadual de ensino médio no Estado da Paraíba, na construção de uma práxis de ensino crítica e emancipadora. Para desenvolver essa pesquisa nos embasamos na ideia de filosofia da práxis, do filósofo italiano Antonio Gramsci (1891- 1937), e na concepção de técnica encontrada na filosofia marxista. Gramsci defende em seu pensamento uma concepção universalista de educação unindo teoria e prática na busca de refletir e transformar os espaços educacionais para que estes sejam capazes de conduzir os indivíduos do senso comum para o bom senso. Nesse sentido, o ideal gramsciano espera que a escola, seja capaz de reconhecer as contradições sociais e se transforme numa instituição norteadora de seus estudantes na busca de superação do senso comum ou da ideologia dominante em prol de uma formação crítica e emancipadora. Considerando as Tic’s como ferramenta do trabalho docente é possível pensá-las no sentido de garantir acesso, produzir crítica e contestar o poder dominante, uma vez que, a técnica é uma produção humana e não sendo neutra o seu uso pode ser favorável a um determinado projeto, dependendo do interesse de quem as opera. Para nortear esse estudo, além do pensamento de Gramsci, também recorremos às obras de Karl Marx (1818-1883) e autores da linha de pensamento marxista que trabalham com a concepção de ensino transformador. Também nos alicerçamos no pensamento de autores brasileiros que pesquisam e refletem as Tic’s, a educação e o ensino remoto como: José Manuel Moran (2002), José Carlos Libâneo (2004), Eucídio Arruda (2020) entre outros importantes nomes. É importante salientar que, esta pesquisa reconhece as limitações das Tic’s no chão da escola pública. Contudo, acreditamos ser importante propor uma práxis de ensino diferente a partir de sua utilização, inspirada nos ideários marxista e gramsciano.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGramscipt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia da práxispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTic'spt_BR
Título: dc.titleO USO DAS TIC’S NO ENSINO DA FILOSOFIA DESDE UMA PERSPECTIVA GRAMSCIANApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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