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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAÚJO, MARIA CATARINA ANANIAS DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-12T14:13:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-12T14:13:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701953 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo versa sobre a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (Tic’s) na educação de modo geral e especificamente no ensino de filosofia no Ensino Médio. O objetivo da pesquisa consiste na investigação dos limites e das possibilidades do uso das Tic’s no ensino de filosofia em uma escola pública estadual de ensino médio no Estado da Paraíba, na construção de uma práxis de ensino crítica e emancipadora. Para desenvolver essa pesquisa nos embasamos na ideia de filosofia da práxis, do filósofo italiano Antonio Gramsci (1891- 1937), e na concepção de técnica encontrada na filosofia marxista. Gramsci defende em seu pensamento uma concepção universalista de educação unindo teoria e prática na busca de refletir e transformar os espaços educacionais para que estes sejam capazes de conduzir os indivíduos do senso comum para o bom senso. Nesse sentido, o ideal gramsciano espera que a escola, seja capaz de reconhecer as contradições sociais e se transforme numa instituição norteadora de seus estudantes na busca de superação do senso comum ou da ideologia dominante em prol de uma formação crítica e emancipadora. Considerando as Tic’s como ferramenta do trabalho docente é possível pensá-las no sentido de garantir acesso, produzir crítica e contestar o poder dominante, uma vez que, a técnica é uma produção humana e não sendo neutra o seu uso pode ser favorável a um determinado projeto, dependendo do interesse de quem as opera. Para nortear esse estudo, além do pensamento de Gramsci, também recorremos às obras de Karl Marx (1818-1883) e autores da linha de pensamento marxista que trabalham com a concepção de ensino transformador. Também nos alicerçamos no pensamento de autores brasileiros que pesquisam e refletem as Tic’s, a educação e o ensino remoto como: José Manuel Moran (2002), José Carlos Libâneo (2004), Eucídio Arruda (2020) entre outros importantes nomes. É importante salientar que, esta pesquisa reconhece as limitações das Tic’s no chão da escola pública. Contudo, acreditamos ser importante propor uma práxis de ensino diferente a partir de sua utilização, inspirada nos ideários marxista e gramsciano. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gramsci | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia da práxis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tic's | pt_BR |
Título: dc.title | O USO DAS TIC’S NO ENSINO DA FILOSOFIA DESDE UMA PERSPECTIVA GRAMSCIANA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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