O FILOSOFAR E O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE FILOSOFIA: UMA PERSPECTIVA EM SALA DE AULA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMONTEIRO, EXEQUIEL MATOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-12T14:03:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-12T14:03:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701952-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de Filosofia no ensino básico é um problema filosófico que pode ser sintetizado na pergunta: o que é ensinar Filosofia no ensino médio? Portanto o tema central é o ensino de Filosofia. Dado a generalidade do problema, optamos por pesquisar o ensino de Filosofia a partir de uma outra pergunta: é possível filosofar usando o livro didático como recurso? Buscar resposta ao problema se justifica na docência da disciplina de Filosofia, que na maioria dos casos tem uma quantidade pequena de aulas por turma, o que resulta em mais turmas, estudantes e burocracia. O que se intenta é um ensino de Filosofia filosófico, amparado no filosofar, utilizando um recurso disponível, na escola pública, o livro didático de Filosofia. Para respondê-la, é composto um quadro teórico definindo o que é filosofar, contendo conceitos de epistemologia e didática do ensino de Filosofia e discussão sobre a Base Nacional Curricular Comum, no primeiro capítulo. No segundo capítulo justificamos o uso do livro didático como uma opção viável às atividades docentes, e elaboramos possibilidades sobre a leitura dos livros e escrita como exercício do pensamento. No terceiro capítulo há a elaboração dos planos de aula, e no último capítulo a descrição de como se deram as aulas e reflexões acerca do encontro entre as bases teóricas e a prática de sala de aula. O conceito inicial de filosofar é extraído da obra de Ghedin (2009) e passa por uma ponderação ao longo da pesquisa. Trazemos a reflexão do filosofar para o momento pandêmico (2020-2021), discutindo alguns aspectos do impacto da crise sanitária na educação.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro didáticopt_BR
Título: dc.titleO FILOSOFAR E O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE FILOSOFIA: UMA PERSPECTIVA EM SALA DE AULApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo