Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MONTEIRO, EXEQUIEL MATOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-12T14:03:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-12T14:03:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701952 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino de Filosofia no ensino básico é um problema filosófico que pode ser sintetizado na pergunta: o que é ensinar Filosofia no ensino médio? Portanto o tema central é o ensino de Filosofia. Dado a generalidade do problema, optamos por pesquisar o ensino de Filosofia a partir de uma outra pergunta: é possível filosofar usando o livro didático como recurso? Buscar resposta ao problema se justifica na docência da disciplina de Filosofia, que na maioria dos casos tem uma quantidade pequena de aulas por turma, o que resulta em mais turmas, estudantes e burocracia. O que se intenta é um ensino de Filosofia filosófico, amparado no filosofar, utilizando um recurso disponível, na escola pública, o livro didático de Filosofia. Para respondê-la, é composto um quadro teórico definindo o que é filosofar, contendo conceitos de epistemologia e didática do ensino de Filosofia e discussão sobre a Base Nacional Curricular Comum, no primeiro capítulo. No segundo capítulo justificamos o uso do livro didático como uma opção viável às atividades docentes, e elaboramos possibilidades sobre a leitura dos livros e escrita como exercício do pensamento. No terceiro capítulo há a elaboração dos planos de aula, e no último capítulo a descrição de como se deram as aulas e reflexões acerca do encontro entre as bases teóricas e a prática de sala de aula. O conceito inicial de filosofar é extraído da obra de Ghedin (2009) e passa por uma ponderação ao longo da pesquisa. Trazemos a reflexão do filosofar para o momento pandêmico (2020-2021), discutindo alguns aspectos do impacto da crise sanitária na educação. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | pt_BR |
Título: dc.title | O FILOSOFAR E O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE FILOSOFIA: UMA PERSPECTIVA EM SALA DE AULA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFMT-EzequielMonteiro-Turma-2019-2021.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701952/1/UFMT-EzequielMonteiro-Turma-2019-2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: