Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CHARNOSKI, SANDRO LUIZ | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-12T13:55:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-12T13:55:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701951 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O tema desta dissertação é a formação ética no Ensino Médio e tem como objetivo de pesquisa compreender o Ensino de Filosofia na Educação Básica como uma possibilidade para a formação ética, analisando a série televisiva The Walking Dead como um pressuposto teórico-metodológico, demonstrando sua eficácia na contextualização do Ensino de Filosofia, possibilitando a construção de um espaço fecundo de discussão filosófica na escola, contribuindo para o ensino de ética e formação dos estudantes. Assim, a presente pesquisa surge também da necessidade de sistematizar procedimentos metodológicos de ensino aplicados nas aulas de filosofia, especificamente na temática sobre ética, uma vez que pensar uma metodologia para o Ensino de Filosofia não é uma tarefa fácil devido à grande diversidade de estudantes, cheios de histórias, anseios, inquietações e também pela complexidade da própria Filosofia. O trabalho desta pesquisa consiste em investigar e analisar as relações entre a Filosofia e a série televisiva The Walking Dead no contexto da formação ética. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, possibilitando fundamentar a apropriação da “série” para o Ensino de Filosofia a partir do referencial teórico que sustentasse a especificidade e complexidade da Filosofia, a partir de uma metodologia analítica que nos permita compreender as relações entre o ensino e aprendizagem de filosofia no ensino médio, numa perspectiva do ensino da ética. O Ensino de Filosofia que propomos é mediado pela narrativa seriada, da qual resulta a Proposta Didática para o Ensino de Filosofia, portanto, nosso aporte teórico também versa sobre esse campo, estabelecendo ligações fundamentais com a linguagem do cinema, uma vez que as “séries” são um ramo específico desta arte. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação ética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | The Walking Dead | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Série Televisiva | pt_BR |
Título: dc.title | A FORMAÇÃO ÉTICA NO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE TEÓRICO-METODOLÓGICA DA SÉRIE TELEVISIVA THE WALKING DEAD | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFMT-SandroCharnoski-Turma-2019-2021.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701951/1/UFMT-SandroCharnoski-Turma-2019-2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: