A FORMAÇÃO ÉTICA NO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE TEÓRICO-METODOLÓGICA DA SÉRIE TELEVISIVA THE WALKING DEAD

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCHARNOSKI, SANDRO LUIZ-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-12T13:55:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-12T13:55:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701951-
Resumo: dc.description.abstractO tema desta dissertação é a formação ética no Ensino Médio e tem como objetivo de pesquisa compreender o Ensino de Filosofia na Educação Básica como uma possibilidade para a formação ética, analisando a série televisiva The Walking Dead como um pressuposto teórico-metodológico, demonstrando sua eficácia na contextualização do Ensino de Filosofia, possibilitando a construção de um espaço fecundo de discussão filosófica na escola, contribuindo para o ensino de ética e formação dos estudantes. Assim, a presente pesquisa surge também da necessidade de sistematizar procedimentos metodológicos de ensino aplicados nas aulas de filosofia, especificamente na temática sobre ética, uma vez que pensar uma metodologia para o Ensino de Filosofia não é uma tarefa fácil devido à grande diversidade de estudantes, cheios de histórias, anseios, inquietações e também pela complexidade da própria Filosofia. O trabalho desta pesquisa consiste em investigar e analisar as relações entre a Filosofia e a série televisiva The Walking Dead no contexto da formação ética. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, possibilitando fundamentar a apropriação da “série” para o Ensino de Filosofia a partir do referencial teórico que sustentasse a especificidade e complexidade da Filosofia, a partir de uma metodologia analítica que nos permita compreender as relações entre o ensino e aprendizagem de filosofia no ensino médio, numa perspectiva do ensino da ética. O Ensino de Filosofia que propomos é mediado pela narrativa seriada, da qual resulta a Proposta Didática para o Ensino de Filosofia, portanto, nosso aporte teórico também versa sobre esse campo, estabelecendo ligações fundamentais com a linguagem do cinema, uma vez que as “séries” são um ramo específico desta arte.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação éticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectThe Walking Deadpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSérie Televisivapt_BR
Título: dc.titleA FORMAÇÃO ÉTICA NO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE TEÓRICO-METODOLÓGICA DA SÉRIE TELEVISIVA THE WALKING DEADpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo