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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÂO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Helison | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-11T18:38:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-11T18:38:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | FILOSOFIA DA ESCUTA E PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS BRAGANÇA DO IFPA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701930 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta, como problemática circunstancial e balizadora, a intenção de responder à seguinte questão: como os discentes do curso de Edificações percebem a prática docente no ensino de filosofia e qual a implicação dessa escuta no repensar da prática docente de filosofia? Este problema surge a partir das minhas inquietações de escutar os discentes proferirem impressões/dizeres sobre a prática docente. Tais percepções discentes sobre os fazeres docentes sempre me instigavam a buscar compreender essas escutas, para assim repensar a minha própria prática docente no contexto de sala de aula. Diante desse problema, o objetivo central desta pesquisa é analisar a percepção discente sobre a prática docente no ensino de filosofia, a partir da escuta, bem como a sua implicação no repensar a ação docente. É, portanto, uma pesquisa qualitativa, com enfoque numa pesquisa bibliográfica-documental, e um estudo de caso, com os discentes do 2º ano do curso de Edificações, do IFPA campus Bragança, onde se deu a pesquisa prática, tendo como intervenção a aplicação e avaliação de um Sequência Didática (SD) que levasse em consideração a escuta discente. A dissertação apresenta ainda os conceitos principais sobre as categorias heideggerianas: aprender-ensinar, pensar, técnica, filosofia da escuta, assim como a categoria de prática docente de Maurice Tardif, na qual nos apoiamos de modo inicial e que nos auxiliou a entender que ela é guiada por tipos de ação que são, na verdade, representações que o professor escolhe para orientar sua práxis no contexto de sala de aula. Nesse sentido, a prática docente em Martin Heidegger está voltada para um tipo de ação questionadora e crítica, que deve orientar e organizar a práxis de sala de aula. Com os resultados e análises da escuta aos discentes, pode-se perceber que a escuta se torna um caminho essencial para repensar nossa prática docente no contexto de sala de aula. Palavras-chave: Educação Integrada. Ensinar-aprender. Filosofia da Escuta. Prática Docente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 32 bites | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Integrada. Ensinar-aprender. Filosofia da Escuta. Prática Docente. | pt_BR |
Título: dc.title | FILOSOFIA DA ESCUTA E PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS BRAGANÇA DO IFPA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL DE FILOSOFIA-PROF-FILO (núcleo UFMA) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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Cópia de Versão Final Dissertação Helison da C. Barros- Defesa.pdf | FILOSOFIA DA ESCUTA E PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS BRAGANÇA DO IFPA | 4.01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701930/2/Cópia de Versão Final Dissertação Helison da C. Barros- Defesa.pdfDownload |
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