FILOSOFIA DA ESCUTA E PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS BRAGANÇA DO IFPA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÂOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Helison-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-11T18:38:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-11T18:38:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-
identificador: dc.identifier.otherFILOSOFIA DA ESCUTA E PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS BRAGANÇA DO IFPApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701930-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresenta, como problemática circunstancial e balizadora, a intenção de responder à seguinte questão: como os discentes do curso de Edificações percebem a prática docente no ensino de filosofia e qual a implicação dessa escuta no repensar da prática docente de filosofia? Este problema surge a partir das minhas inquietações de escutar os discentes proferirem impressões/dizeres sobre a prática docente. Tais percepções discentes sobre os fazeres docentes sempre me instigavam a buscar compreender essas escutas, para assim repensar a minha própria prática docente no contexto de sala de aula. Diante desse problema, o objetivo central desta pesquisa é analisar a percepção discente sobre a prática docente no ensino de filosofia, a partir da escuta, bem como a sua implicação no repensar a ação docente. É, portanto, uma pesquisa qualitativa, com enfoque numa pesquisa bibliográfica-documental, e um estudo de caso, com os discentes do 2º ano do curso de Edificações, do IFPA campus Bragança, onde se deu a pesquisa prática, tendo como intervenção a aplicação e avaliação de um Sequência Didática (SD) que levasse em consideração a escuta discente. A dissertação apresenta ainda os conceitos principais sobre as categorias heideggerianas: aprender-ensinar, pensar, técnica, filosofia da escuta, assim como a categoria de prática docente de Maurice Tardif, na qual nos apoiamos de modo inicial e que nos auxiliou a entender que ela é guiada por tipos de ação que são, na verdade, representações que o professor escolhe para orientar sua práxis no contexto de sala de aula. Nesse sentido, a prática docente em Martin Heidegger está voltada para um tipo de ação questionadora e crítica, que deve orientar e organizar a práxis de sala de aula. Com os resultados e análises da escuta aos discentes, pode-se perceber que a escuta se torna um caminho essencial para repensar nossa prática docente no contexto de sala de aula. Palavras-chave: Educação Integrada. Ensinar-aprender. Filosofia da Escuta. Prática Docente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent32 bitespt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Integrada. Ensinar-aprender. Filosofia da Escuta. Prática Docente.pt_BR
Título: dc.titleFILOSOFIA DA ESCUTA E PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS BRAGANÇA DO IFPApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL DE FILOSOFIA-PROF-FILO (núcleo UFMA)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de dissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo

Arquivos associados:
Cópia de Versão Final Dissertação Helison da C. Barros- Defesa.pdfFILOSOFIA DA ESCUTA E PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA: ESTUDO DE CASO NO CAMPUS BRAGANÇA DO IFPA4.01 MBAdobe PDF/bitstream/capes/701930/2/Cópia de Versão Final Dissertação Helison da C. Barros- Defesa.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons