Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MENDONÇA, PRISCILA MORGANA BEZERRA DE OLIVEIRA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FERRETE, RODRIGO BOZI | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-09T23:12:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-09T23:12:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA LÍNGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701857 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A potencialidade no estudo dos conceitos e das práticas interdisciplinares ganha lugar de destaque no cenário pedagógico. Na legislação educacional brasileira, e em específico, na Educação Profissional e Tecnológica, na perspectiva do ensino integrado, a metodologia interdisciplinar surge como forma de superação da disciplinaridade e da fragmentação do conhecimento, direcionando para o desenvolvimento de práticas didático-pedagógicas e metodológicas que integrem conteúdos e disciplinas, de modo a contextualizá-los, aliando a formação acadêmica à profissional. Considerando isso, desenvolvemos o presente estudo com o objetivo geral de compreender potencialidades pedagógicas para elaboração de atividades com a língua materna através da prática interdisciplinar. Buscando, assim, construção de um guia didático-metodológico para práticas de ensino-aprendizagem na disciplina de Língua Portuguesa III em associação às disciplinas Sociologia III e Fontes Altenativas de Energia e Conservação e Eficiência Energética, com destino à turma do 3º (terceiro) ano do Curso Técnico de Ensino Médio Integrado (EMI) em Eletrotécnica, no Instituto Federal de Sergipe (IFS). Partindo de uma experiência, no início de 2020, no Campus Aracaju do IFS, em reunião docente para o trato de questões pedagógicas e de planejamento, após constatação de distanciamento entre as disciplinas de formação geral das disciplinas técnicas e tecnológicas componentes do curso referenciado, propusemo-nos a desenvolver proposta de intervenção interdisciplinar a partir da disciplina Língua Portuguesa. Assim, o trabalho foi desenvolvido com vistas à integração dessa disciplina às disciplinas Sociologia e Fontes Alternativas de Energia e Conservação e Eficiência Energética, numa abordagem, que coadunou conteúdos, baseando-se no processo de construção de conhecimentos na linha da pedagogia freireana, e como ela trabalha com a concepção da interdisciplinaridade – centralizada na relação do aprendiz com seu contexto e sua realidade. Nosso estudo trata de pesquisa aplicada, qualitativa, através de um estudo de caso (dentro da relação de ensino-aprendizagem dos sujeitos do EMI em Eletrotécnica), a partir de técnicas de coleta de dados, como pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação e aplicação de questionários e entrevistas, e de análise dos dados, com interpretação a partir da Análise do Discurso, segundo Orlandi (1999, 2003). O aprofundamento dessa pesquisa culmina na dissertação de mestrado, e na elaboração, aplicação e avaliação do produto educacional, materializado em um guia didático-metodológico. As investigações e levantamentos indicam que as práticas interdisciplinares ocorrem de maneira muito inabitual, e apontam que as disciplinas de formação geral, e, em específico, a de Língua Portuguesa, desconsideram o contexto do profissional eletrotécnico em formação, contrariando a própria regulamentação do curso EMI em Eletrotécnica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 648 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Língua Portuguesa. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado em Eletrotécnica. | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA APLICADA NO CURSO TÉCNICO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA DO CAMPUS ARACAJU/IFS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação PROFEPT-IFS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Língua Portuguesa e Sociologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA LÍNGUA PORTUGUESA.pdf | 647,84 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701857/2/O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA LÍNGUA PORTUGUESA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons