Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Metropolitana de Santos | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Willian Monteiro dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | NATÁRIO, Elisete Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-09T20:08:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-09T20:08:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | Musica_AprendizagemSignificativa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701851 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional foi elaborado a partir da dissertação `A música e a aprendizagem significativa em alunos de inclusão na Educação de Jovens e Adultos` defendida no Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana. Pesquisa esta desenvolvida no Projeto Semiprofissionalizante Especial I que atende à Educação de Jovens e Adultos (EJA) com alguma deficiência. Vivemos um período de pandemia no mundo e o uso das tecnologias da informação e materiais que possam ser utilizados como recursos para o desenvolvimento educacional são essenciais. A partir da revisão bibliográfica e do resultado prático em campo da dissertação, foi elaborado este material textual em formato de e-book que visa auxiliar docentes e discentes no campo pedagógico musical à uma aprendizagem significativa. A fundamentação teórica é pautada em três pilares - a música na sociedade (MERRIAM, 1980), uma proposta pedagógica musical (SWANWICK,2003) e a aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1963/2000). Foram elaborados quatro planos de aula em formato de sequência didática a partir desses pilares. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2145 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação musical | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | plano de aula | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino fundamental | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE MÚSICA – PROPOSTA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | mapa | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas Docentes do Ensino Fundamental | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa de Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Musica_AprendizagemSignificativa.docx.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701851/2/Musica_AprendizagemSignificativa.docx.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons