DIÁLOGOS COM AS MEMÓRIAS DA DITADURA MILITAR: A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO NÍVEL MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCruz, Fernando de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-09T20:48:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-09T20:48:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dialogoscomasmemorias.wordpress.com/sobre-2/-
identificador: dc.identifier.otherFernando_de_Souza_Cruz_Dissertacao_Final_Sem_Jogopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701832-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação apresenta a pesquisa e a construção de um jogo de tabuleiro, voltado para a terceira série do Ensino Médio, que aborda a relação entre Memória e Ensino de História, abarcando o Golpe Civil-Militar e Ditadura Militar (1964 a 1985). O estudo foi motivado por recordações pregressas – individuais ou coletivas – derivadas de consciências históricas primitivas e exemplares mobilizadas por discentes para confrontar a validade da produção historiográfica e do Ensino de História. Tais manifestações aviltaram o estudo desse período adotando como método a empatia histórica. Através da interlocução no jogo de tabuleiro entre memórias coletadas pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), fotografias jornalísticas de protestos recentes contrários e favoráveis à Ditadura Militar, evidências escritas produzidas entre 1964 e 1985, recomendações presentes no relatório final da CNV e a Declaração Universal dos Direitos Humanos serão criadas “hipóteses históricas” sobre as crenças, razões e valores no passado das testemunhas da CNV, as quais permitirão a docentes uma abordagem do período evidenciadora da multiplicidade de partes do passado, humanizadora da história e defensora dos direitos humanos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,62Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano escolar e saberes históricospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDitadura Militarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComissão Nacional da Verdadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogo de Tabuleiropt_BR
Título: dc.titleDIÁLOGOS COM AS MEMÓRIAS DA DITADURA MILITAR: A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO NÍVEL MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons