A Modelagem Matemática no Ensino com a Reciclagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBARROS, Maria Rosângela Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorRIBEIRO, Nídia Marinela da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fabio José da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-05T00:30:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-05T00:30:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-04-
identificador: dc.identifier.otherModelagem Matemática no ensino com reciclagempt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701722-
Resumo: dc.description.abstractA Matemática tem se apresentado de uma forma bastante intensa na vida das pessoas. É uma disciplina fascinante e está presente em todos os lugares e em todas as profissões. Nota – se que grande parte dos alunos apresenta dificuldades no aprendizado ou até mesmo de relacionar os conteúdos estudados na escola com as realidades enfrentadas no convívio do trabalho e da sociedade. Neste contexto, a Modelagem Matemática permite uma aprendizagem diferenciada buscando aproximar a sala de aula das situações do cotidiano. Este trabalho aborda atividades de Modelagem Matemática enquanto metodologia de ensino e caracteriza a elaboração de um produto educacional vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática – PPGEM, Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, instituído na Universidade do Estado do Pará – UEPA. Abordaremos sobre a problematização do lixo bem como a importância da reciclagem, apresentando algumas atividades de modelagem matemática usando materiais recicláveis para propiciar um ambiente de aprendizagem que além de vincular a matemática escolar com o cotidiano do aluno, estimula a sua conscientização quanto ao reaproveitamento de materiais alternativos, fazendo uso da imaginação e a criatividade. Consiste na confecção de materiais pedagógicos utilizando recicláveis para aplicação em sala de aula. A proposta é a construção de retas numéricas para soma e subtração com um algarismo e a construção de ábaco para soma com dois ou mais algarismos, esse material é voltado principalmente para os alunos do 6o ano com déficit de aprendizado. E também a construção de uma “calculadora” para a multiplicação de polinômios. O público alvo deste trabalho são os professores de matemática do ensino fundamental, que poderão desenvolver com seus alunos atividades com o uso de materiais recicláveis sanando as dificuldades em alguns conteúdos, levando pra sala de aula uma nova perspectiva de aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent860pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolinômio.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReciclagempt_BR
Título: dc.titleA Modelagem Matemática no Ensino com a Reciclagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Maemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais