UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SOLUÇÕES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRGSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorElguesabal, Raquel-
Autor(es): dc.contributor.authorGregório, José-
Autor(es): dc.contributor.authorRaupp, Daniele-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-03T14:22:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-03T14:22:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-07-
identificador: dc.identifier.other19aRAQUEL DA SILVA ELGUESABAL-Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701687-
Resumo: dc.description.abstractO processo de ensino e aprendizagem em Química é considerado, muitas vezes, um grande desafio para vários docentes que convivem com as dificuldades enfrentadas pelo aluno, uma vez que o seu conteúdo é caracterizado pelo elevado grau de complexidade e dificuldades de compreensão. Por estas razões, é essencial buscar recursos didáticos que possibilitem a melhoria do entendimento dos conceitos dessa disciplina. Diante das dificuldades de compreensão do conteúdo Soluções, relatados na literatura para os alunos do Ensino Médio e, com o intuito de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem deste conteúdo, esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, dentro da Linha de Pesquisa 3: Química da Vida, teve como objetivo geral desenvolver uma sequência didática para o estudo de Soluções Químicas, utilizando diferentes estratégias de ensino. A revisão bibliográfica, realizada para compreender os desafios e propostas didáticas, relacionados ao ensino de Soluções, foi realizada através de pesquisa nos livros didáticos utilizados no Ensino Médio, em dissertações e artigos para verificar estratégias para o ensino de Soluções. A fundamentação teórica está dividida em dois eixos: a descrição dos aspectos teóricos sobre o tema Soluções químicas e as estratégias metodológicas que foram utilizadas na elaboração do produto educacional. A metodologia presente nesta pesquisa foi dividida em duas etapas. A primeira etapa foi o desenvolvimento de uma proposta de sequência didática para o ensino de soluções no Ensino Médio, utilizando algumas estratégias de ensino, e a segunda etapa foi a validação da sequência didática. Durante o processo de desenvolvimento da sequência didática, buscou-se utilizar recursos como experimentos, reflexões, construção de relatórios e estudo de caso, a fim de tornar o processo mais significativo e participativo por parte dos alunos, fazendo com que eles sejam os protagonistas de seu aprendizado, porém com a orientação e encaminhamentos feitos pelos professores. Os resultados obtidos, através da validação do produto educacional, evidenciam que, a sequência didática elaborada, pode ser utilizada futuramente para contribuir para os processos de ensino e aprendizagem como ferramenta para as aulas de Química sobre Soluções.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent931 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSoluçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperimentaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Título: dc.titleUMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SOLUÇÕESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFQUIpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons