Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Elguesabal, Raquel | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gregório, José | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Raupp, Daniele | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-03T14:22:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-03T14:22:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | 19aRAQUEL DA SILVA ELGUESABAL-Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701687 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O processo de ensino e aprendizagem em Química é considerado, muitas vezes, um grande desafio para vários docentes que convivem com as dificuldades enfrentadas pelo aluno, uma vez que o seu conteúdo é caracterizado pelo elevado grau de complexidade e dificuldades de compreensão. Por estas razões, é essencial buscar recursos didáticos que possibilitem a melhoria do entendimento dos conceitos dessa disciplina. Diante das dificuldades de compreensão do conteúdo Soluções, relatados na literatura para os alunos do Ensino Médio e, com o intuito de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem deste conteúdo, esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, dentro da Linha de Pesquisa 3: Química da Vida, teve como objetivo geral desenvolver uma sequência didática para o estudo de Soluções Químicas, utilizando diferentes estratégias de ensino. A revisão bibliográfica, realizada para compreender os desafios e propostas didáticas, relacionados ao ensino de Soluções, foi realizada através de pesquisa nos livros didáticos utilizados no Ensino Médio, em dissertações e artigos para verificar estratégias para o ensino de Soluções. A fundamentação teórica está dividida em dois eixos: a descrição dos aspectos teóricos sobre o tema Soluções químicas e as estratégias metodológicas que foram utilizadas na elaboração do produto educacional. A metodologia presente nesta pesquisa foi dividida em duas etapas. A primeira etapa foi o desenvolvimento de uma proposta de sequência didática para o ensino de soluções no Ensino Médio, utilizando algumas estratégias de ensino, e a segunda etapa foi a validação da sequência didática. Durante o processo de desenvolvimento da sequência didática, buscou-se utilizar recursos como experimentos, reflexões, construção de relatórios e estudo de caso, a fim de tornar o processo mais significativo e participativo por parte dos alunos, fazendo com que eles sejam os protagonistas de seu aprendizado, porém com a orientação e encaminhamentos feitos pelos professores. Os resultados obtidos, através da validação do produto educacional, evidenciam que, a sequência didática elaborada, pode ser utilizada futuramente para contribuir para os processos de ensino e aprendizagem como ferramenta para as aulas de Química sobre Soluções. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 931 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Soluções | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Título: dc.title | UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE SOLUÇÕES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFQUI | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
19aRAQUEL DA SILVA ELGUESABAL-Produto.pdf | 908,74 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701687/2/19aRAQUEL DA SILVA ELGUESABAL-Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons