Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Pierre | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-03T13:43:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-03T13:43:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Mestrado - Pierre Francisco Alves | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701686 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O tema central do trabalho foi amadurecido ao longo de anos de atuação docente como professor ao notar que mesmo caracterizados como seres políticos, há persistência na existência da indiferença política e prática democrática representada pela dificuldade dos estudantes em refletirem à luz de aparatos filosóficos sobre os temas relacionados. Depois de identificado o problema da indiferença política gerada pela ausência de uma sólida formação e da prática política para o exercício da cidadania, o trabalho apresenta uma maneira de mitigar a escassez desta formação político-filosófica. Isso ocorre por meio de experiências de práxis democráticas capazes de fundamentar ainda mais a atuação do professor de filosofia ou de qualquer outro no ambiente escolar como sendo caracterizado sempre um como um posicionamento de decisão política e ideológico que possam fomentar mudanças sociais significativas. Os objetivos do trabalho consistem em refletir sobre os desafios para promoção de educação filosófica crítica na escola, além de indicar possibilidades para que sejam repensados a urgente necessidade da implementação de caminhos que favoreçam práticas educacionais progressistas. O trabalho da ênfase a formação político filosófica, além ao abordar a história, legislação e contribuições do movimento estudantil considerando as dimensões do cuidado pessoal e coletivo com atenção a necessidade do aumento da participação dos estudantes em espaços de governo e decisão política tento em vista a melhoria das condições sociais como no aperfeiçoamento de um sistema democrático em qualquer território escolar onde o trabalho venha a ser aplicado. As questões centrais desenvolvidas neste trabalho tiveram como principais referenciais teóricos, as ideias conceituais do filósofo italiano Antônio Gramsci, e do educador Paulo Freire, além da contribuição de outros teóricos da educação e de outras áreas que trouxeram valiosas ementas as intervenções feitas para apropriação dos conceitos e práxis educativas junto aos alunos. A sua finalidade é demonstrar como foi possível, mesmo com todas as subjetividades envolvidas, abraçar os princípios de uma educação filosófica libertadora e torná-la verdadeiramente emancipatória, tendo por base um referencial teóricos consagrado pela filosofia e aplicados por meio de uma instrumento familiar aos alunos semelhante ao que ocorre no processo democrático eleitoral brasileiro. A intervenção pedagógica versa sobre o processo de formação ocorridos utilizando a metodologia dialética e desenvolvida em forma de projetos realizados durante os encontros de Práticas de Filosofia com estudantes com faixa etária entre 08 e 16 anos de uma escola da rede pública do sistema municipal de ensino da cidade de Cariacica-ES. O trabalho aponta ainda caminhos para a superação do problema da indiferença, indicando alternativas para que sejam alcançados os objetivos planejados por meio da apresentação de um guia detalhado com algumas oficinas, dinâmicas e textos utilizados para explorar os conteúdos sobre a formação e práxis políticas democrática com estudantes em escolas de educação fundamental I e II. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4979 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Democracia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Política | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Grêmio estudantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia da Praxis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gramsci | pt_BR |
Título: dc.title | A EXPERIÊNCIA POLÍTICO DEMOCRÁTICA PELA CONSTRUÇÃO DA ORGANIZAÇÃO ESTUDANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL Uma práxis de cidadania Gramsciana no ensino de Filosofia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Não se aplica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO DE .MESTRADO.PIERRE.pdf | Texto da Dissertação de Mestrado | 4,98 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701686/2/DISSERTAÇÃO DE .MESTRADO.PIERRE.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons