Prod Educacional - UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EXPRESSÕES NUMÉRICAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorSIQUEIRA, Arielly Cecília Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Ana Kely Martins da-
Autor(es): dc.contributor.authorSÁ, Pedro Franco de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-02T20:45:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-02T20:45:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-21-
identificador: dc.identifier.otherUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EXPRESSÕES NUMÉRICAS-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701684-
Resumo: dc.description.abstractO processo de ensino na área da matemática, mais especificamente em relação às expressões numéricas atualmente consiste em várias questões que envolvem a garantia da aprendizagem dos alunos do 6º ano do ensino fundamental. Vale ressaltar que investigações acerca do processo de ensino no âmbito da educação matemática são sempre de grande valia, pois trazem resultados de pesquisa que fundamentam o processo de aprender dos alunos e seus vários desafios. Dados nacionais e internacionais cada vez mais denotam a baixa aprendizagem dos alunos em matemática, tais como a Prova Brasil de 2014, por exemplo, apresentou um baixo índice de alunos das escolas públicas que terminam o ensino fundamental com nível de aprendizado considerado adequado, em matemática este índice foi de 11,2%, o que é preocupante e suscita a necessidade de mais estudos, a fim de superar ou amenizar esta realidade. Nesse sentido, a fim de enfrentar os obstáculos didáticos que envolvem o ensino da matemática, pesquisadores e professores têm se preocupado em diagnosticar os tipos de erros que os alunos apresentam e posteriormente buscar alternativas para aperfeiçoar este processo de ensino, visando um melhor desempenho da turma e melhorando, por conseguinte seu aprendizado. Desde minha formação como professora de matemática trabalho com turmas de 6º ano, e dentro da minha vivência, sempre tive como um desafio o ensino de expressões numéricas, pois os alunos sempre apresentaram grande resistência ao assunto. Mesmo experimentando variadas formas de transmitir esse conhecimento, o índice de aproveitamento da turma sempre foi muito baixo e ao me deparar com a oportunidade de fazer uma intervenção com a proposta de experimentar algo novo que foge a tendência tradicional de ensino e que objetiva aperfeiçoar esse aprendizado, logo foi cogitado o ensino das expressões numéricas. Além do mencionado anteriormente, é valido ressaltar que ao ter um bom domínio sobre expressões numéricas o aluno detém um importante instrumento para os anos posteriores, uma vez que estes conhecimentos precisam ser aplicados ao longo de seu ensino fundamental e médio. Sendo assim, o produto aqui desenvolvido trata-se de um experimento didático sobre o ensino de expressões numéricas. Deste modo, apresenta-se a seguir uma sequência didática como produto da pesquisa desenvolvida por Siqueira (2022) a qual faz parte da dissertação da autora aprovada pela banca avaliadora. A referida dissertação teve por objetivo analisar a implementação de uma sequência didática baseada em atividades no ensino de expressões numéricas e suas implicações para o processo de aprendizagem dos alunos, para o sexto ano do ensino fundamental. E como resultado atestou que tal experimento contribuiu significativamente para uma compreensão gradual e de fato eficiente sobre expressões numéricas, tendo inclusive desenvolvido no aluno a autonomia cognitiva para com o assunto, melhorando que forma expressiva o desempenho dos alunos quando comparados os resultados obtidos no pré-teste e pós-teste. Sendo assim, concluímos que a sequência didática na perspectiva do ensino por atividades, metodologia essa que foge do que é tradicionalmente encontrado em sala de aula, proporcionou aos educandos uma eficiente compreensão sobre como resolver uma expressão numérica contendo as quatro operações e sinais associativos. Portanto, acredita-se que tal experimento é um facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Logo, este trabalho é disponibilizado para professores que apresentem inquietude com relação ao baixo desempenho e participação dos alunos em atividades dentro do contexto das expressões numéricas e tenham interesse em aplicar este produto para potencializar o processo de aprendizagem de expressões numéricas a luz da metodologia do ensino por Atividade experimentais.-
Tamanho: dc.format.extent749-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectDOI 10.31792/978-65-997741-0-2-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática por Atividade Experimental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Expressões Numéricas-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didática-
Título: dc.titleProd Educacional - UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EXPRESSÕES NUMÉRICAS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais