O ensino de expressões numéricas por atividades experimentais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSIQUEIRA, Arielly Cecília Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-05-02T20:30:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-05-02T20:30:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-21-
identificador: dc.identifier.otherO ensino de expressões numéricas por atividades experimentaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701664-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a implementação de uma sequência didática baseada em atividades no ensino de expressões numéricas e suas implicações para o processo de aprendizagem dos alunos, para o sexto ano do ensino fundamental. A pesquisa de campo necessária para identificação da problemática e posteriormente a parte experimental da pesquisa se deu em uma escola pública municipal localizada na periferia do município de Ananindeua - PA, tendo como sujeitos 6 alunos de turmas diferentes de 6ª ano do turno da tarde do ensino fundamental. O número reduzido de educandos participantes da pesquisa foi em virtude da pandemia do Coronavírus que ocasionou a suspenção das aulas em todo o país. A fim de investigar a problemática: Em que medida a implementação de uma Sequência didática baseada em atividades para o ensino de expressões numéricas traz resultados positivos referentes à superação/diminuição dos obstáculos didáticos dos estudantes? Adotou-se como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática, e a partir desta estrutura, para a elaboração das atividades que compunham a sequência didática, as metodologias de ensino adotadas foram ensino por atividades e resolução de problemas. Para a análise dos resultados, doravante os registros dos discentes nas atividades, foi realizado o confronto das análises a priori e a posteriori e a comparação entre os resultados do pré-teste com o pós-teste, incluindo uma minuciosa análise de erros. Como resultado da aplicação da sequência didática (produto educacional), houve um aumento considerável nas notas obtidas no pós-teste, onde apenas um aluno não conseguiu alcançar nota máxima. Além disso, quando confrontado o esperado na análise a priori com que a aconteceu na análise posteriori, o saldo das atividades foram em sua totalidade positivas. Assim sendo o resultado positivo da aplicação pode ser atribuído à metodologia de ensino utilizada, que veio como uma alternativa à rotina de sala de aula encontrada na maioria das escolas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3234pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática por Atividade Experimentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Expressões Numéricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
Título: dc.titleO ensino de expressões numéricas por atividades experimentaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais