Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SIQUEIRA, Arielly Cecília Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-05-02T20:30:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-05-02T20:30:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ensino de expressões numéricas por atividades experimentais | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701664 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a implementação de uma sequência didática baseada em atividades no ensino de expressões numéricas e suas implicações para o processo de aprendizagem dos alunos, para o sexto ano do ensino fundamental. A pesquisa de campo necessária para identificação da problemática e posteriormente a parte experimental da pesquisa se deu em uma escola pública municipal localizada na periferia do município de Ananindeua - PA, tendo como sujeitos 6 alunos de turmas diferentes de 6ª ano do turno da tarde do ensino fundamental. O número reduzido de educandos participantes da pesquisa foi em virtude da pandemia do Coronavírus que ocasionou a suspenção das aulas em todo o país. A fim de investigar a problemática: Em que medida a implementação de uma Sequência didática baseada em atividades para o ensino de expressões numéricas traz resultados positivos referentes à superação/diminuição dos obstáculos didáticos dos estudantes? Adotou-se como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática, e a partir desta estrutura, para a elaboração das atividades que compunham a sequência didática, as metodologias de ensino adotadas foram ensino por atividades e resolução de problemas. Para a análise dos resultados, doravante os registros dos discentes nas atividades, foi realizado o confronto das análises a priori e a posteriori e a comparação entre os resultados do pré-teste com o pós-teste, incluindo uma minuciosa análise de erros. Como resultado da aplicação da sequência didática (produto educacional), houve um aumento considerável nas notas obtidas no pós-teste, onde apenas um aluno não conseguiu alcançar nota máxima. Além disso, quando confrontado o esperado na análise a priori com que a aconteceu na análise posteriori, o saldo das atividades foram em sua totalidade positivas. Assim sendo o resultado positivo da aplicação pode ser atribuído à metodologia de ensino utilizada, que veio como uma alternativa à rotina de sala de aula encontrada na maioria das escolas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3234 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática por Atividade Experimental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Expressões Numéricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Didática | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino de expressões numéricas por atividades experimentais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_AriellyCecíliaLimaSiqueira.pdf | 3,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701664/1/DISSERTAÇÃO_AriellyCecíliaLimaSiqueira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: