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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Miranda, Sitônio Coelho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-27T12:48:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-27T12:48:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2021_dis_scmiranda | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701556 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A dissertação que se segue aduzirá no centro da reflexão os conceitos de cultura e semicultura e semiformação, assim como o colapso da formação cultural no mundo moderno. O conceito de ideologia e suas estreitas relações com a educação escolar, sobretudo, quando permeia diretamente o sistema educacional, pois pretensamente se vale da escola e, quando no poder, usa o Estado para determinar a manutenção de seus ideais, o poder violento do capitalismo alimenta ideologias como aquelas presentes no Movimento Escola Sem Partido-MESP e se naturalizam na história, considerando tudo aquilo que lhe é diferente como algo reprovável. A educação instrumentalizada pela razão, ela mesma, instrumento do capitalismo, profundamente marcada por ideias positivistas aponta a escola como o local no qual se deve desenvolver o homem intelectual: o homem da ciência. A educação precisa considerar o homem enquanto ser político. Deve permitir que ele renasça no mundo, se afirme enquanto ação. Educação para emancipação é impedir a repetição de Auschwitz: barrar a frieza humana, a indiferença presente em cada um. Assim, à luz de pensadores como Adorno e Kant compreender-se-á a educação como promotora da autonomia e emancipação e, por conseguinte, resistência. E sua importância na construção histórica de cada homem. O sentido de uma educação emancipatória frente ao afogamento "cultural" que o mundo se encontra pós-revolução francesa, assim como as dificuldades encontradas ao longo da história, para tal emancipação. Mergulhado na subcultura e incapaz de reconhecer sua condição alienada e menor, o homem precisa de uma educação por valores. Uma educação que não só denuncie a barbárie, mas a combata. Em seguida se refletirá sobre os sentidos da educação no pensamento de Adorno: Adaptação e resistência. Ainda nesse sentido, a dissertação vindoura tomará a história recente do ensino de filosofia no Brasil, suas idas e vindas ao currículo escolar da Educação Básica, avanços e retrocessos que os alunos e professores da escola pública sofreram ao longo da história contemporânea brasileira, pois a permanência da filosofia nos currículos da Educação Básica brasileira, exclusivamente após o processo de massificação do ensino, é também um ato de resistência. Na sequencia dessa discussão se refletirá sobre o Movimento Escola Sem Partido, se conhecerá sua páginas oficiais, as bases que fundamentam suas ideologias e seus Projetos de Leis que tomaram conta do cenário educacional e político do Brasil ao longo do Século XXI, assim como suas ameaças a liberdade de cátedra garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB-9394/96, e outras propostas reversas a liberdade e a democracia. E os elementos totalitários e riscos presentes em uma escola reduzida à instrução. A Educação e instrução, no sentido de pensar a educação para além do ato adaptativo de instruir. Como também a suposta ―neutralidade‖ do Movimento Escola Sem Partido. Por último, parte prática da pesquisa, de modo que aduzirá o resultado da pesquisa realizada com os professores de filosofia da cidade de Itarema-CE. Para tanto, vale apresentar que, as perguntas presentas na pesquisa são galgadas nos conceitos kantianos e adornianos de autonomia, emancipação e resistência. E parte da seguinte problemática central: Se diante da possível indiferença presente na formação dos professores de filosofia o MESP é possível? A Pesquisa foi realizada através do Google Formulários. Com um total de nove questões- 06 objetivas e 03 subjetivas-. As questões versam os conceitos já postos. E suas respostas comprovam a impossibilidade do MESP, todavia, há alguns vazios. Pois nos deixam atentos. Em estado de resistência. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 863 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Escola sem Partido | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ideologia | pt_BR |
Título: dc.title | MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO E SEUS POSSÍVEIS IMPACTOS NO ENSINO DE FILOSOFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo |
Arquivos associados: | ||||
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2021_dis_scmiranda.pdf | 863,69 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701556/2/2021_dis_scmiranda.pdfDownload |
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