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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Miranda, José Ricardo Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-19T13:14:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-19T13:14:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | José Ricardo Costa Miranda - Dissertação - ProfHistória UFMT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701421 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os Jogos Digitais podem vir a ser um importante recurso metodológico para o ensino da História, possibilitando novas formas de ensinar, uma vez que os jogos digitais são recursos potencializadores das novas formas de aprender de crianças e jovens da nossa atualidade, oportunizando uma inserção dos estudantes a um aprendizado significativo. É partindo desse argumento, que, este trabalho tendo como escopo investigar o uso dos Jogos Digitais como recurso pedagógico para ensino de História, e sugerir um tutorial para sua utilização como recurso nas aulas de História. A pesquisa foi realizada através do levantamento bibliográfico onde pudemos estabelecer um embasamento teórico sobre conceitos como ensino de história, jogo, educação, jogos digitais, juventude e aprendizado. Do ponto de vista metodológico, utilizamos as abordagens da Educação Gameficada, e a Educação Histórica bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais, Parâmetros Curriculares Nacionais, Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso e ensino de História. Os estágios da pesquisa envolveram além da referida pesquisa e levantamento bibliográfico, baseou-se também nas ações de campo onde através de quatro encontros pudemos utilizar o Jogo Digital Company of Heroes 2 nas aulas de História, junto aos estudantes de duas turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Cuiabá/MT. Dá aplicação desta metodologia gerou-se a criação de um diário de bordo, assim como dados qualitativos que contribuiram para construção de um “Roteiro”(tutorial) onde propomos para uso dos Jogos Digitais, como recurso pedagógico para o Ensino de História do Ensino Médio, e também do Ensino Fundamental nos anos finais com os temas baseados nos conteúdos abordados pelos professores das instituições de ensino público e particulares. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos Digitais e Aprendizagens | pt_BR |
Título: dc.title | JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MATO GROSSO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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José Ricardo Costa Miranda - Dissertação - ProfHistória UFMT.pdf | 3,32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701421/2/José Ricardo Costa Miranda - Dissertação - ProfHistória UFMT.pdfDownload |
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