Jogando com a História: experiências com a História pública e o ensino de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFIGUEIREDO, DIEGO BELO de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-19T15:02:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-19T15:02:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherJogando com a História: experiências com a História pública e o ensino de Históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701388-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho analisa a relação entre História pública e ensino de história, tomando como guia a mobilização de jogos na sala de aula de História, conduzida, sobretudo, por um professor cuja (auto) biografia inclui o interesse pela prática. Na atualidade, é grande o interesse dos jovens em idade escolar em relação a temas históricos retratados em variadas mídias, entre elas, os jogos. Nesse sentido, ensinar, compartilhando saberes através de uma linguagem que diminua as distâncias entre os conteúdos e os estudantes parece ser algo bastante animador ao pensarmos no ensino de História. A partir das observações de François Hartog a respeito do presentismo e da aceleração social de Harmut Rosa, traços tão característicos da atualidade, o objetivo, dentro desse contexto, busca compreender as possibilidades de articulação entre o conceito de História pública com o ensino de História, seguindo o pensamento de Everardo Andrade, Ana Maria Monteiro e Fernando Penna, dentro de uma perspectiva de produção compartilhada, de novos saberes e de algumas experiências ao longo do processo. Como resultado, no decorrer do texto, são descritas três atividades desenvolvidas com alunos da rede pública municipal de Saquarema, tendo como ponto alto o desenvolvimento de um jogo de cartas, Sermonis, que apesar de ter sua aplicação interrompida pelo contexto pandêmico enfrentado em 2020, demonstra ser um promissor instrumento de ensino de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,1mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolar;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano escolar e saberes históricos;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória pública;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSermonis.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Título: dc.titleJogando com a História: experiências com a História pública e o ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons