Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FIGUEIREDO, DIEGO BELO de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-19T15:02:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-19T15:02:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Jogando com a História: experiências com a História pública e o ensino de História | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701388 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho analisa a relação entre História pública e ensino de história, tomando como guia a mobilização de jogos na sala de aula de História, conduzida, sobretudo, por um professor cuja (auto) biografia inclui o interesse pela prática. Na atualidade, é grande o interesse dos jovens em idade escolar em relação a temas históricos retratados em variadas mídias, entre elas, os jogos. Nesse sentido, ensinar, compartilhando saberes através de uma linguagem que diminua as distâncias entre os conteúdos e os estudantes parece ser algo bastante animador ao pensarmos no ensino de História. A partir das observações de François Hartog a respeito do presentismo e da aceleração social de Harmut Rosa, traços tão característicos da atualidade, o objetivo, dentro desse contexto, busca compreender as possibilidades de articulação entre o conceito de História pública com o ensino de História, seguindo o pensamento de Everardo Andrade, Ana Maria Monteiro e Fernando Penna, dentro de uma perspectiva de produção compartilhada, de novos saberes e de algumas experiências ao longo do processo. Como resultado, no decorrer do texto, são descritas três atividades desenvolvidas com alunos da rede pública municipal de Saquarema, tendo como ponto alto o desenvolvimento de um jogo de cartas, Sermonis, que apesar de ter sua aplicação interrompida pelo contexto pandêmico enfrentado em 2020, demonstra ser um promissor instrumento de ensino de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9,1mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano escolar e saberes históricos; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História pública; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sermonis. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Título: dc.title | Jogando com a História: experiências com a História pública e o ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Profhistória - Diego Belo de Figueiredo (2018-2020).pdf | 9,27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701388/2/Profhistória - Diego Belo de Figueiredo (2018-2020).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons