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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Andrade, Flávia Cantuária Nobre | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mariani Braz, Ruth Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-16T18:15:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-16T18:15:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | RELATO DE EXPERIÊNCIA: TRABALHANDO LUDICAMENTE A COLETA SELETIVA E DESCARTE CORRETO DO LIXO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701336 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A encefalopatia crônica infantil, chamada Paralisia cerebral, é uma das causas mais frequentes de deficiência motora infantil, afetando o tônus, os reflexos e a postura. Segundo Magalhães dependendo da área onde ocorre a lesão, a paralisia cerebral se manifestará de forma diferente… (MAGALHÃES,2010,p.51) O aluno “A” tem histórico de hipóxia perinatal com Paralisia Cerebral apresentando Construir um recurso de Tecnologia Assistiva como instrumento facilitador para a aquisição de conteúdos científicos interligados com a Língua Portuguesa favorecendo o processo de inclusão de aluno com paralisia cerebral .comprometimentos de comunicação. Alunos como este estão nas escolas regulares, necessitam de um olhar diferenciado e serem atendidos em Salas de Recursos Multifuncionais. Reflexões teóricos práticas a partir de um estudo de caso. Proposta de construção da Tecnologia Assistiva, o Plano de Feltro de acordo com os princípios do desenho universal de aprendizagem para trabalhar atividade de Ciências com interface com a Língua Portuguesa. Contextualização do tema: vídeo sobre Educação Ambiental. Uso de materiais de baixo custo para a confecção do recurso. A partir da proposta interdisciplinar, o aluno “A” conseguiu desenvolver diversas habilidades como : ampliação do Vocabulário, desenvolvimento de funções cognitivas (memória, atenção, concentração, raciocínio lógico, percepção e linguagem), desenvolvimento das funções motoras. A proposta possibilitou que o aluno “A” interagisse de maneira independente nas atividades junto com os colegas de turma. A aquisição de conteúdos científicos de forma interdisciplinar. Favoreceu o processo de inclusão escolar do aluno “A”. A proposta também favoreceu a autonomia, independência e autoconfiança na realização das atividades propostas. As atividades promoveram a interação de todos os alunos, estimulou a criatividade. O grupo compreendeu a importância do descarte correto do lixo, reconhecendo os diversos tipos e em que lixeiras devem descartá-los de acordo com as cores, de forma lúdica. O recurso de TA pode ser reutilizado, conforme o conteúdo e a criatividade de professores e alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | (568.785 bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | tecnologia assistiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | desenho universal de aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Paralisia Cerebral | pt_BR |
Título: dc.title | RELATO DE EXPERIÊNCIA: TRABALHANDO LUDICAMENTE A COLETA SELETIVA E DESCARTE CORRETO DO LIXO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | De mestrado profissional em Diversidade e Inclusão | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Divulgação científica 2 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Imagens |
Arquivos associados: | ||||
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Template - I SIPCI 2022- enviar.pdf | PowerPoint do I seminário | 555.45 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/701336/2/Template - I SIPCI 2022- enviar.pdfDownload |
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