RELATO DE EXPERIÊNCIA: TRABALHANDO LUDICAMENTE A COLETA SELETIVA E DESCARTE CORRETO DO LIXO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAndrade, Flávia Cantuária Nobre-
Autor(es): dc.contributor.authorMariani Braz, Ruth Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-16T18:15:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-16T18:15:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-19-
identificador: dc.identifier.otherRELATO DE EXPERIÊNCIA: TRABALHANDO LUDICAMENTE A COLETA SELETIVA E DESCARTE CORRETO DO LIXOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701336-
Resumo: dc.description.abstractA encefalopatia crônica infantil, chamada Paralisia cerebral, é uma das causas mais frequentes de deficiência motora infantil, afetando o tônus, os reflexos e a postura. Segundo Magalhães dependendo da área onde ocorre a lesão, a paralisia cerebral se manifestará de forma diferente… (MAGALHÃES,2010,p.51) O aluno “A” tem histórico de hipóxia perinatal com Paralisia Cerebral apresentando Construir um recurso de Tecnologia Assistiva como instrumento facilitador para a aquisição de conteúdos científicos interligados com a Língua Portuguesa favorecendo o processo de inclusão de aluno com paralisia cerebral .comprometimentos de comunicação. Alunos como este estão nas escolas regulares, necessitam de um olhar diferenciado e serem atendidos em Salas de Recursos Multifuncionais. Reflexões teóricos práticas a partir de um estudo de caso. Proposta de construção da Tecnologia Assistiva, o Plano de Feltro de acordo com os princípios do desenho universal de aprendizagem para trabalhar atividade de Ciências com interface com a Língua Portuguesa. Contextualização do tema: vídeo sobre Educação Ambiental. Uso de materiais de baixo custo para a confecção do recurso. A partir da proposta interdisciplinar, o aluno “A” conseguiu desenvolver diversas habilidades como : ampliação do Vocabulário, desenvolvimento de funções cognitivas (memória, atenção, concentração, raciocínio lógico, percepção e linguagem), desenvolvimento das funções motoras. A proposta possibilitou que o aluno “A” interagisse de maneira independente nas atividades junto com os colegas de turma. A aquisição de conteúdos científicos de forma interdisciplinar. Favoreceu o processo de inclusão escolar do aluno “A”. A proposta também favoreceu a autonomia, independência e autoconfiança na realização das atividades propostas. As atividades promoveram a interação de todos os alunos, estimulou a criatividade. O grupo compreendeu a importância do descarte correto do lixo, reconhecendo os diversos tipos e em que lixeiras devem descartá-los de acordo com as cores, de forma lúdica. O recurso de TA pode ser reutilizado, conforme o conteúdo e a criatividade de professores e alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent(568.785 bytes)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecttecnologia assistivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdesenho universal de aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectParalisia Cerebralpt_BR
Título: dc.titleRELATO DE EXPERIÊNCIA: TRABALHANDO LUDICAMENTE A COLETA SELETIVA E DESCARTE CORRETO DO LIXOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Curso: dc.subject.courseDe mestrado profissional em Diversidade e Inclusãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDivulgação científica 2pt_BR
Aparece nas coleções:Imagens


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons