POR OUTRAS FORMAS DE FALAR: Estratégias Pedagógicas para discentes surdos/as no Ensino de História

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPAIXÃO, Indinéia Ramos,-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-11T13:14:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-11T13:14:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherPOR OUTRAS FORMAS DE FALAR: Estratégias Pedagógicas para discentes surdos/as no Ensino de Históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701201-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho discute sobre as estratégias pedagógicas utilizadas no ensino de História com estudante surdo. Foram adotadas abordagens procedimentais do Estudo de Caso e da Pesquisa Participante, tendo como objeto de estudo as relações estabelecidas e vivenciadas, no que tange ao ensino e aprendizado de História, entre as três participantes da experiência, a saber: a professora de História e autora da pesquisa, a estudante surda egressa e a servidora tradutora e intérprete de Libras. Estabeleceu-se profícuo diálogo com os autores: Lacerda, Santos, et al (2018), Skliar et al (2016), Santaella (2012), Dondis (2015), Martins, Cândido, et al (2017), Mattos e Azevedo (2020), Schmidt (2015), Ferreira (2015) dentre outros. Dessa forma, este estudo buscou compreender como foram utilizadas as estratégias pedagógicas, no Ensino de História, para discente surdo, no Instituto Federal Baiano (IF Baiano – Campus Valença), no período de 2016-2018. Para tanto, fez-se necessário a conhecer a história da educação de surdos e a legislação brasileira que assegurou a este público o acesso e permanência na escola, com vistas ao seu êxito escolar, bem como analisar a proposta de educação inclusiva do IF Baiano, a qual está assentada na legislação vigente. A partir das reflexões sobre o vivenciado na situação real que se tornou estudo de caso, evidencia-se a importância da elaboração de estratégias pedagógicas adequadas aos estudantes surdos, pautadas na visualidade. Portanto, o letramento visual em História destaca-se como estratégia pedagógica para o ensino e a aprendizagem de estudantes surdos. Salienta-se ainda a importância os recursos imagéticos tanto como fontes históricas como também fontes de informações acerca das relações estabelecidas num determinado tempo/lugar. Ressalte-se a necessidade de formação contínua dos/para os professores e para tanto, este trabalho apresenta uma proposta de curso para professores de História que tenham ou venham a ter estudantes surdos em suas classes, como dimensão propositiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Educação de Surdos; Estratégias Pedagógicas; Letramento Visual em História.pt_BR
Título: dc.titlePOR OUTRAS FORMAS DE FALAR: Estratégias Pedagógicas para discentes surdos/as no Ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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