A QUÍMICA DO PARTO HUMANO: UMA ABORDAGEM TEMÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRGSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPietroski, Suzana-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Klester-
Autor(es): dc.contributor.authorPazinato, Maurícius-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-07T23:05:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-07T23:05:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-21-
identificador: dc.identifier.other22aSUZANA PIETROSKI-Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701096-
Resumo: dc.description.abstractA escola, como espaço de formação cidadã e de disseminação de informações, deve estar atenta às demandas da sociedade atual. Para tanto, é preciso que os professores de Química pensem em propostas pedagógicas considerando tais propósitos. Com base nesse eixo norteador, e adotando uma metodologia de pesquisa investigativa de caráter qualitativo, este trabalho avaliou a inserção da temática do parto humano em aulas de Química do 3o ano do ensino médio de uma escola pública a partir da proposta de uma sequência didática. O material produzido apresenta a Química do parto natural em um formato paradidático, voltado ao público jovem, discutindo os aspectos sociais e contextualizando, de forma articulada, os conteúdos químicos que se desdobram no estudo deste tema. Por intermédio do fenômeno do nascimento foi possível abordar as representações moleculares de alguns hormônios, conhecendo as funções orgânicas presentes, além das interações moleculares que podem ocorrer com os transportadores e receptores hormonais. As conclusões obtidas permitiram verificar que a temática proposta favoreceu a aprendizagem de conteúdos químicos, além de oportunizar a reflexões acerca dos problemas de saúde pública atrelados ao tema.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,7 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectcontextualização do ensino de químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectparto humanopt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthormôniospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsequência didáticapt_BR
Título: dc.titleA QUÍMICA DO PARTO HUMANO: UMA ABORDAGEM TEMÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFQUIpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons