Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Novaes, Juliana Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Zen, Eliesér Toretta | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alvim, Davis Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-06T19:39:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-06T19:39:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Navegando na Memória da Vila de Regência: Um Blog Educ(Ativo) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701039 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A memória coletiva é constituída de pessoas, acontecimentos, experiências, que também estão presentes nos elementos materiais e imateriais do lugar vivido. Nesse sentido, o estudo sobre a memória deve ser compreendido enquanto um direito, potencializando práticas educativas no processo de aprendizagem desde os anos iniciais da Educação Básica. A Vila de Regência é o território onde a pesquisa foi realizada, comunidade tradicional de pescadores, localizada na foz do Rio Doce, no município de Linhares, estado do Espírito Santo. Inserida na linha de pesquisa voltada às Práticas Educativas, a proposta metodológica se fez por meio da pesquisa participante de caráter qualitativa, sendo desenvolvida de forma colaborativa com os alunos da turma do 5° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vila Regência, no ano de 2019, onde atua a professora-pesquisadora. A fundamentação teórica vem ao encontro da história da Vila de Regência, a partir da memória coletiva e suas possibilidades nos anos iniciais da Educação Básica. Propôs-se analisar neste trabalho de que forma a memória coletiva pode contribuir no processo de aprendizagem dos alunos e sua relação com sentidos e significados dos elementos materiais e imateriais da comunidade. O trabalho realizado com a turma do 5o ano em que atua a professora-pesquisadora, a partir das pesquisas colaborativas com os estudantes, potencializou a produção do artefato educativo no formato de um blog sobre a memória coletiva da Vila de Regência, tornando-se uma fonte de pesquisa relacionada à temática para demais estudantes, além de um potencial ponto de memória com histórias da comunidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,66MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Memória coletiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades Tradicionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vila de Regência | pt_BR |
Título: dc.title | Navegando na Memória da Vila de Regência: Um Blog Educ(Ativo) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons