Navegando na Memória da Vila de Regência: Um Blog Educ(Ativo)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNovaes, Juliana Nunes-
Autor(es): dc.contributor.authorZen, Eliesér Toretta-
Autor(es): dc.contributor.authorAlvim, Davis Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-06T19:39:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-06T19:39:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-17-
identificador: dc.identifier.otherNavegando na Memória da Vila de Regência: Um Blog Educ(Ativo)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701039-
Resumo: dc.description.abstractA memória coletiva é constituída de pessoas, acontecimentos, experiências, que também estão presentes nos elementos materiais e imateriais do lugar vivido. Nesse sentido, o estudo sobre a memória deve ser compreendido enquanto um direito, potencializando práticas educativas no processo de aprendizagem desde os anos iniciais da Educação Básica. A Vila de Regência é o território onde a pesquisa foi realizada, comunidade tradicional de pescadores, localizada na foz do Rio Doce, no município de Linhares, estado do Espírito Santo. Inserida na linha de pesquisa voltada às Práticas Educativas, a proposta metodológica se fez por meio da pesquisa participante de caráter qualitativa, sendo desenvolvida de forma colaborativa com os alunos da turma do 5° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vila Regência, no ano de 2019, onde atua a professora-pesquisadora. A fundamentação teórica vem ao encontro da história da Vila de Regência, a partir da memória coletiva e suas possibilidades nos anos iniciais da Educação Básica. Propôs-se analisar neste trabalho de que forma a memória coletiva pode contribuir no processo de aprendizagem dos alunos e sua relação com sentidos e significados dos elementos materiais e imateriais da comunidade. O trabalho realizado com a turma do 5o ano em que atua a professora-pesquisadora, a partir das pesquisas colaborativas com os estudantes, potencializou a produção do artefato educativo no formato de um blog sobre a memória coletiva da Vila de Regência, tornando-se uma fonte de pesquisa relacionada à temática para demais estudantes, além de um potencial ponto de memória com histórias da comunidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,66MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMemória coletivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComunidades Tradicionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVila de Regênciapt_BR
Título: dc.titleNavegando na Memória da Vila de Regência: Um Blog Educ(Ativo)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons