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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Adrielle dos Santos, | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-04-05T11:21:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-04-05T11:21:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | ATITUDE HISTORIADORA NA ESCRITA DA HISTÓRIA ESCOLAR: ANÁLISE DA COLEÇÃO GERAÇÃO ALPHA (EDITORA SM) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700976 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho discute a noção de “atitude historiadora” defendida pela BNCC e usada como categoria organizadora da narrativa do livro didático do sexto ano da Coleção Geração Alpha. Essa noção aparece na terceira versão da BNCC, sancionada no final de 2017, mas a origem dela deve ser atribuída a Ana Maria Mauad. A pesquisa sustenta que houve uma apropriação do referido conceito pela Base sem a devida menção a autora, apropriação no sentido reducionista, já que a atitude historiadora, para a autora, vai muito além da perspectiva cognitivista e instrumental tal como aparece na versão oficial do documento. Quanto ao livro didático analisado, foi possível observar um movimento na tentativa de favorecer a AH como preconiza a BNCC, assim como alguns momentos em que se consegue ir um pouco além da visão proposta pelo documento. O referencial teórico se apoiou especialmente nos conceitos de atitude historiadora e história pública, em Ana Maria mauad. Em relação ao livro didático, baseia-se, sobretudo, em Alain Choppin e Helenice Rocha. A pesquisa, de caráter documental, apoiou-se na concepção de enunciado como unidade da comunicação discursiva defendida pelo círculo de Bakhtin. Foram analisados a BNCC, pareceres do Programa Nacional do Livro Didático 2020 e a Coleção Geração Alpha, publicado pela editora SM. A proposição consistiu em reescrever um capítulo do livro do sexto ano da Coleção História, Sociedade e Cidadania, de Alfredo Boulos Junior, da editora FTD, coleção adotada pela rede pública de ensino de Amargosa-BA. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,6MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história; Atitude historiadora; BNCC; Livro didático. | pt_BR |
Título: dc.title | ATITUDE HISTORIADORA NA ESCRITA DA HISTÓRIA ESCOLAR: ANÁLISE DA COLEÇÃO GERAÇÃO ALPHA (EDITORA SM) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
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Arquivos associados: | ||||
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ADRIELLE DOS SANTOS SILVA - PROFHISTÓRIA UNEB.pdf | 2.53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700976/2/ADRIELLE DOS SANTOS SILVA - PROFHISTÓRIA UNEB.pdfDownload |
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