ATITUDE HISTORIADORA NA ESCRITA DA HISTÓRIA ESCOLAR: ANÁLISE DA COLEÇÃO GERAÇÃO ALPHA (EDITORA SM)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Adrielle dos Santos,-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-04-05T11:21:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-04-05T11:21:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherATITUDE HISTORIADORA NA ESCRITA DA HISTÓRIA ESCOLAR: ANÁLISE DA COLEÇÃO GERAÇÃO ALPHA (EDITORA SM)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700976-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho discute a noção de “atitude historiadora” defendida pela BNCC e usada como categoria organizadora da narrativa do livro didático do sexto ano da Coleção Geração Alpha. Essa noção aparece na terceira versão da BNCC, sancionada no final de 2017, mas a origem dela deve ser atribuída a Ana Maria Mauad. A pesquisa sustenta que houve uma apropriação do referido conceito pela Base sem a devida menção a autora, apropriação no sentido reducionista, já que a atitude historiadora, para a autora, vai muito além da perspectiva cognitivista e instrumental tal como aparece na versão oficial do documento. Quanto ao livro didático analisado, foi possível observar um movimento na tentativa de favorecer a AH como preconiza a BNCC, assim como alguns momentos em que se consegue ir um pouco além da visão proposta pelo documento. O referencial teórico se apoiou especialmente nos conceitos de atitude historiadora e história pública, em Ana Maria mauad. Em relação ao livro didático, baseia-se, sobretudo, em Alain Choppin e Helenice Rocha. A pesquisa, de caráter documental, apoiou-se na concepção de enunciado como unidade da comunicação discursiva defendida pelo círculo de Bakhtin. Foram analisados a BNCC, pareceres do Programa Nacional do Livro Didático 2020 e a Coleção Geração Alpha, publicado pela editora SM. A proposição consistiu em reescrever um capítulo do livro do sexto ano da Coleção História, Sociedade e Cidadania, de Alfredo Boulos Junior, da editora FTD, coleção adotada pela rede pública de ensino de Amargosa-BA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,6MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história; Atitude historiadora; BNCC; Livro didático.pt_BR
Título: dc.titleATITUDE HISTORIADORA NA ESCRITA DA HISTÓRIA ESCOLAR: ANÁLISE DA COLEÇÃO GERAÇÃO ALPHA (EDITORA SM)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons