Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CORRÊA, MARLON LUÍS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-31T14:38:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-31T14:38:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE HISTÓRIA E LETRAMENTOS HISTÓRICOS-DIGITAIS: A VOZ DOS ESTUDANTES NAS CULTURAS DIGITAIS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700821 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente investigação pretende problematizar, refletir e desenvolver os letramentos digitais em conjunto com o letramento histórico-digital dos estudantes concluintes do Ensino Fundamental da escola Municipal Hugo Gerdau, localizada na cidade de Sapucaia do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul. Para alcançar esse objetivo, os estudantes foram instigados a se apropriarem e desenvolverem os letramentos digitais e letramento histórico-digital em dois momentos: por meio da produção de pequenos vídeos e com a produção de uma narrativa histórico-digital. No primeiro momento os estudantes foram apresentados aos conceitos que formam os letramentos digitais (letramento informacional, letramento de reprodução, letramento hipertextual e letramento foto-visual) e os mobilizaram na confecção de pequenos vídeos. Após, os discentes produziram narrativas históricas digitais, mobilizando os letramentos digitais e o letramento histórico-digital, com a finalidade de construírem relações críticas entre o passado-presente-futuro. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de novas investigações que priorizem o conhecimento histórico nas culturas digitais, seus modos de apresentação/divulgação e como podemos criar caminhos investigativos para que os estudantes possam se apropriar, refletir e construir conhecimento histórico escolar, com as suas especificidades, de modo autônomo e crítico com as mídias digitais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,36 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CULTURAS DIGITAIS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | LETRAMENTOS HISTÓRICOS-DIGITAIS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | LETRAMENTOS DIGITAIS | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E LETRAMENTOS HISTÓRICOS-DIGITAIS: A VOZ DOS ESTUDANTES NAS CULTURAS DIGITAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Marlon Luis Correa.pdf | 1.4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700821/2/Marlon Luis Correa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons