ENSINO DE HISTÓRIA E LETRAMENTOS HISTÓRICOS-DIGITAIS: A VOZ DOS ESTUDANTES NAS CULTURAS DIGITAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCORRÊA, MARLON LUÍS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-31T14:38:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-31T14:38:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTÓRIA E LETRAMENTOS HISTÓRICOS-DIGITAIS: A VOZ DOS ESTUDANTES NAS CULTURAS DIGITAISpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700821-
Resumo: dc.description.abstractA presente investigação pretende problematizar, refletir e desenvolver os letramentos digitais em conjunto com o letramento histórico-digital dos estudantes concluintes do Ensino Fundamental da escola Municipal Hugo Gerdau, localizada na cidade de Sapucaia do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul. Para alcançar esse objetivo, os estudantes foram instigados a se apropriarem e desenvolverem os letramentos digitais e letramento histórico-digital em dois momentos: por meio da produção de pequenos vídeos e com a produção de uma narrativa histórico-digital. No primeiro momento os estudantes foram apresentados aos conceitos que formam os letramentos digitais (letramento informacional, letramento de reprodução, letramento hipertextual e letramento foto-visual) e os mobilizaram na confecção de pequenos vídeos. Após, os discentes produziram narrativas históricas digitais, mobilizando os letramentos digitais e o letramento histórico-digital, com a finalidade de construírem relações críticas entre o passado-presente-futuro. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de novas investigações que priorizem o conhecimento histórico nas culturas digitais, seus modos de apresentação/divulgação e como podemos criar caminhos investigativos para que os estudantes possam se apropriar, refletir e construir conhecimento histórico escolar, com as suas especificidades, de modo autônomo e crítico com as mídias digitais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,36 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectprofhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCULTURAS DIGITAISpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLETRAMENTOS HISTÓRICOS-DIGITAISpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLETRAMENTOS DIGITAISpt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E LETRAMENTOS HISTÓRICOS-DIGITAIS: A VOZ DOS ESTUDANTES NAS CULTURAS DIGITAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons