SEQUÊNCIA DIDÁTICA: INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS FORENSES NA ESCOLA: MOTIVAÇÃO PARA AS AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRGSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarniel, Maikeli-
Autor(es): dc.contributor.authorBecker, Emilene-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-28T15:04:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-28T15:04:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-24-
identificador: dc.identifier.other23aMAIKELI CARNIEL-Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700697-
Resumo: dc.description.abstractApresentamos a Sequência Didática: Introdução às Ciências Forenses na escola: motivação para as aulas de química orgânica, produto de uma dissertação de Mestrado do Programa Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Este Produto Educacional busca melhorar a compreensão da química orgânica, através das Ciências Forenses por um processo interdisciplinar de educação, encadeado de passos ou etapas ligadas entre si para tornar mais eficiente o processo de ensino e aprendizagem acerca do assunto. Nesta Sequência Didática você encontrará estratégias para o ensino de importantes conceitos das diversas áreas do conhecimento, em especial na disciplina de Química. Consta neste material, duas propostas de avaliação da aprendizagem, questionários de avaliação pré e pós aplicação da Sequência Didática, aulas expositivas, expositivas dialogadas, uso de vídeo, apresentação oral e escrita, além de aulas experimentais. A aplicação dessa SD é destinada para as turmas da 3a série do Ensino Médio, apresenta doze aulas/períodos de (50 minutos) cada. As aulas poderão ser adaptadas conforme a sua realidade escolar. As atividades propostas nesta sequência de aulas são de fácil entendimento, norteadas pela preocupação com a segurança e com o ambiente de ensino e visa contribuir com a sua prática docente e ajudar os estudantes terem noções básicas sobre Ciências Forenses e a compreensão da química orgânica, especialmente no conteúdo de funções orgânicas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectQuímica Orgânicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunções Orgânicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiências Forensespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPapiloscopiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA: INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS FORENSES NA ESCOLA: MOTIVAÇÃO PARA AS AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFQUIpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons