Migrações internacionais e educação intercultural – possibilidades e desafios do IFSP

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de São Paulo (IFSP)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoleiro, Yuri Ribeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Amanda Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-24T19:07:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-24T19:07:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://ead.ti.srt.ifsp.edu.br/-
identificador: dc.identifier.otherinformações do produto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700603-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional é um curso para formação continuada docente voltado, inicialmente, aos professores do Instituto Federal de São Paulo. Pretende-se ter, como recorte do público-alvo, sujeitos que acumulem a função de representantes da ARINTER (Assessoria de Relações Internacionais do IFSP) em seus respectivos campi, pela sinergia de atuação e possível papel desses como multiplicadores de algumas das práticas e iniciativas propostas, buscando influenciar também a construção de discussões para a (re)construção de algumas das ferramentas institucionais efetivadoras de políticas públicas. O curso proposto é proposto dentro da lógica do MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, ou seja, Ambiente de Aprendizado Modular Orientado ao Objeto), ambiente virtual de apoio ao ensino presencial e a distância do IFSP, utilizando as ferramentas de apresentações (visuais e audiovisuais), postagens e fóruns. Os conteúdos serão constituídos de videoaulas, artigos científicos e trechos de livros (compondo literatura básica e complementar), documentários, filmes e outros materiais audiovisuais, bem como discussões sobre o tópico em desenvolvimento. Cada conteúdo será apresentado, ficando à disposição do discente, para ler e interagir, graduando os conceitos até o fechamento, com as atividades avaliativas. O curso foi dividido em cinco módulos de conteúdo e um de apresentação, ancorados numa parte expositiva, com o apoio de slides, onde o pesquisador desenvolve os temas pertinentes a cada módulo a fim de auxiliar na compreensão sobre os conceitos tratados e já antecipar alguns dos pontos que serão aprofundados no material de apoio. Os cinco módulos de conteúdo são: 1. Migração: conceitos introdutórios. 2. Aspectos jurídicos e institucionais da relação entre migração e educação no Brasil. 3. Educação intercultural sob a perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica. 4. Internacionalização na educação básica: perspectivas e possibilidades através da educação intercultural. 5. Acolhimento e interiorização: o papel dos Institutos Federais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent442 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeWordpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectImigrantespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional e tecnológica (EPT)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
Título: dc.titleMigrações internacionais e educação intercultural – possibilidades e desafios do IFSPpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Aparece nas coleções:Portal


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons