Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de São Paulo (IFSP) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moleiro, Yuri Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Amanda Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-24T19:07:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-24T19:07:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://ead.ti.srt.ifsp.edu.br/ | - |
identificador: dc.identifier.other | informações do produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700603 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional é um curso para formação continuada docente voltado, inicialmente, aos professores do Instituto Federal de São Paulo. Pretende-se ter, como recorte do público-alvo, sujeitos que acumulem a função de representantes da ARINTER (Assessoria de Relações Internacionais do IFSP) em seus respectivos campi, pela sinergia de atuação e possível papel desses como multiplicadores de algumas das práticas e iniciativas propostas, buscando influenciar também a construção de discussões para a (re)construção de algumas das ferramentas institucionais efetivadoras de políticas públicas. O curso proposto é proposto dentro da lógica do MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, ou seja, Ambiente de Aprendizado Modular Orientado ao Objeto), ambiente virtual de apoio ao ensino presencial e a distância do IFSP, utilizando as ferramentas de apresentações (visuais e audiovisuais), postagens e fóruns. Os conteúdos serão constituídos de videoaulas, artigos científicos e trechos de livros (compondo literatura básica e complementar), documentários, filmes e outros materiais audiovisuais, bem como discussões sobre o tópico em desenvolvimento. Cada conteúdo será apresentado, ficando à disposição do discente, para ler e interagir, graduando os conceitos até o fechamento, com as atividades avaliativas. O curso foi dividido em cinco módulos de conteúdo e um de apresentação, ancorados numa parte expositiva, com o apoio de slides, onde o pesquisador desenvolve os temas pertinentes a cada módulo a fim de auxiliar na compreensão sobre os conceitos tratados e já antecipar alguns dos pontos que serão aprofundados no material de apoio. Os cinco módulos de conteúdo são: 1. Migração: conceitos introdutórios. 2. Aspectos jurídicos e institucionais da relação entre migração e educação no Brasil. 3. Educação intercultural sob a perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica. 4. Internacionalização na educação básica: perspectivas e possibilidades através da educação intercultural. 5. Acolhimento e interiorização: o papel dos Institutos Federais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 442 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Word | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Imigrantes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional e tecnológica (EPT) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Internacionalização | pt_BR |
Título: dc.title | Migrações internacionais e educação intercultural – possibilidades e desafios do IFSP | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Informacoes do produto educacional.docx | 441,63 kB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/700603/2/Informacoes do produto educacional.docxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons