Dialogia e ensino do processo de enfermagem em cursos de graduação do município de Palmas-TO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantins - UFTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorWanderley, Tatiana Peres Santana Porto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-24T13:23:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-24T13:23:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-17-
identificador: dc.identifier.otherTatiana Peres Santana Porto Wanderley - Dissertação.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700600-
Resumo: dc.description.abstractAplicar a dialogia no ensino do Processo de Enfermagem pode proporcionar estímulo a criticidade, autonomia, proatividade e novas habilidades cognitivas no enfermeiro em formação, visto que, o diálogo favorece o pensamento crítico, competência indispensável no exercício profissional. A dialogia é a interação entre os discursos, que ocorre em qualquer modalidade de comunicação, onde recepção e compreensão da mensagem produzem o diálogo entre duas ou mais pessoas. O profissional de enfermagem, deve atuar embasado pelo processo de enfermagem, entretanto, executar essa ferramenta de trabalho exige capacidade de raciocínio clínico e tomada de decisão, habilidades que não vem sendo contempladas na formação de grande parte dos profissionais. Nesse contexto foi desenvolvida uma pesquisa descritiva analítica, de delineamento transversal, com abordagem qualitativa e quantitativa, com os objetivos de: mapear os níveis de dialogia utilizados no ensino de enfermagem que são descritos na literatura; evidenciar a existência de dialogia no ensino do processo de enfermagem nos cursos de graduação; elucidar a percepção dos docentes quanto ao uso da dialogia; demonstrar a aceitação dos docentes sobre a inserção das tecnologias como recurso pedagógico, porém, aliado a dialogia; avaliar o conhecimento e aprendizagem dos discentes sobre o Processo de Enfermagem ministrado na graduação; identificar a percepção dos discentes com relação aos métodos pedagógicos utilizados pelo corpo docente. Participaram do estudo 10 docentes e 111 discentes de 3 faculdades do Município de Palmas-Tocantins. Percebe-se que a dialogia está presente, de forma positiva nos discursos de docentes e dos alunos, e que as metodologias pedagógicas com abordagem dialógica integram os domínios cognitivos, afetivos e psicomotores, entretanto, o conhecimento dos professores sobre dialogia é superficial e o termo ainda é desconhecido para a maioria. Não foi possível mensurar níveis de dialogia, pois, identificou-se que os docentes não a utilizam. Os professores têm boa aceitação das tecnologias digitais e fazem uso de algumas delas, porém, não há associação dialógica. Os discentes percebem positivamente a sua formação e atribuem importância às habilidades docentes de diálogo, interação e relacionamento interpessoal. Não houve assertividade satisfatória nas questões discursivas sobre o Processo de Enfermagem. Conclui-se que a dimensão humana vem ganhando espaço sobre o tecnicismo, mas, apesar dos avanços, ainda persistem lacunas na graduação que devem ser trabalhadas, como a implementação de metodologias pedagógicas, baseadas na relação dialógica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.39 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDocentespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de Enfermagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDialogiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeacherspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNursing Processpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducationpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDialogpt_BR
Título: dc.titleDialogia e ensino do processo de enfermagem em cursos de graduação do município de Palmas-TOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado de Ensino em Ciência e Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons