Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins - UFT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Wanderley, Tatiana Peres Santana Porto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-24T13:23:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-24T13:23:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Tatiana Peres Santana Porto Wanderley - Dissertação.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700600 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Aplicar a dialogia no ensino do Processo de Enfermagem pode proporcionar estímulo a criticidade, autonomia, proatividade e novas habilidades cognitivas no enfermeiro em formação, visto que, o diálogo favorece o pensamento crítico, competência indispensável no exercício profissional. A dialogia é a interação entre os discursos, que ocorre em qualquer modalidade de comunicação, onde recepção e compreensão da mensagem produzem o diálogo entre duas ou mais pessoas. O profissional de enfermagem, deve atuar embasado pelo processo de enfermagem, entretanto, executar essa ferramenta de trabalho exige capacidade de raciocínio clínico e tomada de decisão, habilidades que não vem sendo contempladas na formação de grande parte dos profissionais. Nesse contexto foi desenvolvida uma pesquisa descritiva analítica, de delineamento transversal, com abordagem qualitativa e quantitativa, com os objetivos de: mapear os níveis de dialogia utilizados no ensino de enfermagem que são descritos na literatura; evidenciar a existência de dialogia no ensino do processo de enfermagem nos cursos de graduação; elucidar a percepção dos docentes quanto ao uso da dialogia; demonstrar a aceitação dos docentes sobre a inserção das tecnologias como recurso pedagógico, porém, aliado a dialogia; avaliar o conhecimento e aprendizagem dos discentes sobre o Processo de Enfermagem ministrado na graduação; identificar a percepção dos discentes com relação aos métodos pedagógicos utilizados pelo corpo docente. Participaram do estudo 10 docentes e 111 discentes de 3 faculdades do Município de Palmas-Tocantins. Percebe-se que a dialogia está presente, de forma positiva nos discursos de docentes e dos alunos, e que as metodologias pedagógicas com abordagem dialógica integram os domínios cognitivos, afetivos e psicomotores, entretanto, o conhecimento dos professores sobre dialogia é superficial e o termo ainda é desconhecido para a maioria. Não foi possível mensurar níveis de dialogia, pois, identificou-se que os docentes não a utilizam. Os professores têm boa aceitação das tecnologias digitais e fazem uso de algumas delas, porém, não há associação dialógica. Os discentes percebem positivamente a sua formação e atribuem importância às habilidades docentes de diálogo, interação e relacionamento interpessoal. Não houve assertividade satisfatória nas questões discursivas sobre o Processo de Enfermagem. Conclui-se que a dimensão humana vem ganhando espaço sobre o tecnicismo, mas, apesar dos avanços, ainda persistem lacunas na graduação que devem ser trabalhadas, como a implementação de metodologias pedagógicas, baseadas na relação dialógica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.39 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Docentes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de Enfermagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing Process | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Education | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dialog | pt_BR |
Título: dc.title | Dialogia e ensino do processo de enfermagem em cursos de graduação do município de Palmas-TO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado de Ensino em Ciência e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Tatiana Peres Santana Porto Wanderley - Dissertação.pdf | 3,39 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700600/2/Tatiana Peres Santana Porto Wanderley - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons