Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Vilanir Ferreira de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Arlindo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Elismar Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Kauany Ferreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-24T12:31:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-24T12:31:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-19 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700597 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação trata da temática sobre o ensino de Química de uma perspectiva em aulas práticas como ferramenta para melhorar a qualidade desse ensino. O panorama teórico criado envolve autores com inerência aos conceitos e definições necessários para uma compreensão mais clara. Este caderno possui como seções principais as considerações introdutórias que apresentam ao leitor quais os propósitos deste estudo, bem como, os meios pelos quais foram buscadas as respostas as interpelações levantadas. Nesse intuito, o objetivo principal aqui é a redação sobre os experimentos aplicados no Colégio Estadual Professor José Monteiro Lima, localizado no município de Padre Bernardo, estado de Goiás, Brasil, como ferramenta para aprendizagem, tendo como professor o mediador desse processo, utilizando o ambiente de sala de aula para driblar a precária estrutura e recursos ideais para ensino de Química. A metodologia escolhida foi de estudo aplicado, com natureza empírica e abordagem quantitativa, utilizando técnica de coleta de dados de questionários e procedimentos e técnicas para análises de dados em gráficos e tabelas por meio da ferramenta Microsoft Excel 2016. Em suma, os resultados apresentaram as perspectivas dos alunos quanto às aulas experimentais de Química através de 7 (sete) perguntas como forma de construir um quadro de análise sobre como as aulas foram efetivas na aprendizagem da disciplina por esses alunos. Concluindo que o professor conseguiu mediar a transmissão do conhecimento, mas não sem estugar nos alunos características de criticidade, autonomia e compreensão da aplicabilidade da Química no cotidiano. Recomendações também foram realizadas para pesquisas futuras sobre o próprio tema desta dissertação ou ainda com temáticas complementares a essa, enriquecendo a situação literária sobre ensino de Química. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Química | pt_BR |
Título: dc.title | Perspectiva de aprendizagem, através de atividades experimentais de química com alunos de escola pública do Colégio Estadual Professor José Monteiro Lima (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Perspectiva.PDF | 3,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700597/1/Perspectiva.PDFDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: