Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Medeiros, Willian da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Brancher, Vantoir Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Auler, Neiva Maria Frizon | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-24T19:38:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-24T19:38:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-31 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700568 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo discute a produção de uma proposta de ambiente virtual de formação permanente de professores de Biologia da Educação Profissional Técnica de Nível Médio – EPTNM produzido através da Plataforma Moodle. Este é um estudo de natureza qualitativa (TRIVIÑOS, 1987) que se utiliza dos pressupostos teórico-metodológicos da Design Science Research – DSR para a condução dos procedimentos de concepção, produção, avaliação e aperfeiçoamento da proposta de ambiente virtual, o artefato. Foram colaboradores dessa investigação seis professores de Biologia que atuam na EPTNM de um instituto federal de educação no estado do Rio Grande do Sul. Nos aproximamos das construções teóricas de Nóvoa (1995a, b, 2002), Imbernón (2009), Freire (2001) e Carvalho e Gil-Pérez (2011) sobre formação de professores e de Lévy (1998a, b, 1999) e Demo (2008) acerca da construção de inteligências coletivas em ambientes virtuais, como referenciais para a elaboração dessa proposta. As avaliações dos colaboradores apontam o potencial formativo da proposta e seus espaços coletivos de reflexão e (re)construção de saberes. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional. Formação de professores. Ambiente Virtual de Aprendizagem. | pt_BR |
Título: dc.title | O professor de biologia e a Educação Profissional e Tecnológica: uma proposta de ambiente virtual para (re)construção coletiva de saberes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Artigo- Produto Educacional.pdf | 5,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700568/2/Artigo- Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons