O professor de biologia e a Educação Profissional e Tecnológica: uma proposta de ambiente virtual para (re)construção coletiva de saberes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilhapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMedeiros, Willian da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorBrancher, Vantoir Roberto-
Autor(es): dc.contributor.authorAuler, Neiva Maria Frizon-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-24T19:38:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-24T19:38:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-31-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700568-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo discute a produção de uma proposta de ambiente virtual de formação permanente de professores de Biologia da Educação Profissional Técnica de Nível Médio – EPTNM produzido através da Plataforma Moodle. Este é um estudo de natureza qualitativa (TRIVIÑOS, 1987) que se utiliza dos pressupostos teórico-metodológicos da Design Science Research – DSR para a condução dos procedimentos de concepção, produção, avaliação e aperfeiçoamento da proposta de ambiente virtual, o artefato. Foram colaboradores dessa investigação seis professores de Biologia que atuam na EPTNM de um instituto federal de educação no estado do Rio Grande do Sul. Nos aproximamos das construções teóricas de Nóvoa (1995a, b, 2002), Imbernón (2009), Freire (2001) e Carvalho e Gil-Pérez (2011) sobre formação de professores e de Lévy (1998a, b, 1999) e Demo (2008) acerca da construção de inteligências coletivas em ambientes virtuais, como referenciais para a elaboração dessa proposta. As avaliações dos colaboradores apontam o potencial formativo da proposta e seus espaços coletivos de reflexão e (re)construção de saberes.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional. Formação de professores. Ambiente Virtual de Aprendizagem.pt_BR
Título: dc.titleO professor de biologia e a Educação Profissional e Tecnológica: uma proposta de ambiente virtual para (re)construção coletiva de saberespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Aula Digital


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons