
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | COLÉGIO PEDRO II | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | NECTOUX, ANDREA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, ROGÉRIO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-16T11:50:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-16T11:50:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-02 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ANDREANECTOUX2021 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700177 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Tendo em vista o atendimento do mais profundo sentido antirracista das Leis 10.639/03 e 11.465/08, este material didático foi elaborado com o objetivo de fornecer recursos didáticos para professores de Filosofia, assim como de outras disciplinas em práticas interdisciplinares, para o ensino das relações étnico raciais, de modo amplo, e da Filosofia Africana, de modo mais específico, para o desenvolvimento de uma formação intercultural, na direção de uma educação decolonial. Ele é formado por quatro capítulos, sendo que no primeiro, introduz-se a temática racial a partir da perspectiva decolonial; no segundo, aborda-se o processo do epistemicídio como elemento fundamental da colonialidade; no terceiro capítulo, realiza-se uma análise crítica da característica monológica da modernidade/colonialidade; e, por fim, apresenta-se o panorama de um recorte de Filosofias Africanas e Afrodiaspóricas. A abordagem desses conteúdos é realizada através de sua exposição e da proposta de atividades que visam proporcionar o diálogo e a reflexão crítica dos alunos a respeito das questões raciais, da epistemologia moderna, dos processos de constituição da subjetividade moderna e de nossa sociedade, marcada pelo padrão de poder da colonialidade - através da persistência do racismo. Além desse aspecto crítico, através da apresentação de referenciais africanos, procura-se proporcionar a mobilização de perspectivas outras, historicamente negadas e silenciadas pelo epistemicídio, que possam servir de alicerces decoloniais para a construção de uma sociedade mais aberta, equânime, justa e plural. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3.834 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Leis 10.639/03 e 11.465/08 | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino das relações étnico-raciais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia Africana | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
| Título: dc.title | RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FILOSOFIA AFRICANA: Uma perspectiva decolonial | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPG Ensino | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ANDREANECTOUX2021PROD.EDUC..pdf | 3,83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/700177/2/ANDREANECTOUX2021PROD.EDUC..pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons