RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FILOSOFIA AFRICANA: Uma perspectiva decolonial

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Autor(es): dc.contributorCOLÉGIO PEDRO IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNECTOUX, ANDREA-
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, ROGÉRIO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-16T11:50:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-16T11:50:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-02-
identificador: dc.identifier.otherANDREANECTOUX2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700177-
Resumo: dc.description.abstractTendo em vista o atendimento do mais profundo sentido antirracista das Leis 10.639/03 e 11.465/08, este material didático foi elaborado com o objetivo de fornecer recursos didáticos para professores de Filosofia, assim como de outras disciplinas em práticas interdisciplinares, para o ensino das relações étnico raciais, de modo amplo, e da Filosofia Africana, de modo mais específico, para o desenvolvimento de uma formação intercultural, na direção de uma educação decolonial. Ele é formado por quatro capítulos, sendo que no primeiro, introduz-se a temática racial a partir da perspectiva decolonial; no segundo, aborda-se o processo do epistemicídio como elemento fundamental da colonialidade; no terceiro capítulo, realiza-se uma análise crítica da característica monológica da modernidade/colonialidade; e, por fim, apresenta-se o panorama de um recorte de Filosofias Africanas e Afrodiaspóricas. A abordagem desses conteúdos é realizada através de sua exposição e da proposta de atividades que visam proporcionar o diálogo e a reflexão crítica dos alunos a respeito das questões raciais, da epistemologia moderna, dos processos de constituição da subjetividade moderna e de nossa sociedade, marcada pelo padrão de poder da colonialidade - através da persistência do racismo. Além desse aspecto crítico, através da apresentação de referenciais africanos, procura-se proporcionar a mobilização de perspectivas outras, historicamente negadas e silenciadas pelo epistemicídio, que possam servir de alicerces decoloniais para a construção de uma sociedade mais aberta, equânime, justa e plural.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.834pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLeis 10.639/03 e 11.465/08pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino das relações étnico-raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofia Africanapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidadept_BR
Título: dc.titleRELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FILOSOFIA AFRICANA: Uma perspectiva decolonialpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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