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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | COLÉGIO PEDRO II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NECTOUX, ANDREA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, ROGÉRIO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-16T11:50:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-16T11:50:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | ANDREANECTOUX2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700177 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Tendo em vista o atendimento do mais profundo sentido antirracista das Leis 10.639/03 e 11.465/08, este material didático foi elaborado com o objetivo de fornecer recursos didáticos para professores de Filosofia, assim como de outras disciplinas em práticas interdisciplinares, para o ensino das relações étnico raciais, de modo amplo, e da Filosofia Africana, de modo mais específico, para o desenvolvimento de uma formação intercultural, na direção de uma educação decolonial. Ele é formado por quatro capítulos, sendo que no primeiro, introduz-se a temática racial a partir da perspectiva decolonial; no segundo, aborda-se o processo do epistemicídio como elemento fundamental da colonialidade; no terceiro capítulo, realiza-se uma análise crítica da característica monológica da modernidade/colonialidade; e, por fim, apresenta-se o panorama de um recorte de Filosofias Africanas e Afrodiaspóricas. A abordagem desses conteúdos é realizada através de sua exposição e da proposta de atividades que visam proporcionar o diálogo e a reflexão crítica dos alunos a respeito das questões raciais, da epistemologia moderna, dos processos de constituição da subjetividade moderna e de nossa sociedade, marcada pelo padrão de poder da colonialidade - através da persistência do racismo. Além desse aspecto crítico, através da apresentação de referenciais africanos, procura-se proporcionar a mobilização de perspectivas outras, historicamente negadas e silenciadas pelo epistemicídio, que possam servir de alicerces decoloniais para a construção de uma sociedade mais aberta, equânime, justa e plural. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.834 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Leis 10.639/03 e 11.465/08 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino das relações étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia Africana | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
Título: dc.title | RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FILOSOFIA AFRICANA: Uma perspectiva decolonial | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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