Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cavalcanti, Winderson Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Rebeca Vilas Boas Cardoso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-11T18:30:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-11T18:30:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | WINDERSON RIBEIRO CAVALCANTI_2021_Produto_educacional.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699993 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O material produzido, como produto educacional, é parte constituinte de nossa pesquisa intitulada “THA: Análise de uma proposta de ensino de funções polinomiais de 1º e 2º graus a partir de experimentos de Física no ensino fundamental”, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), sob orientação da Profª Drª Rebeca Vilas Boas Cardoso de Oliveira. Nosso Produto Educacional busca dialogar com os professores sobre a intencionalidade na escolha e seleção das atividades propostas pela Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) para o ensino de funções polinomiais de 1º e 2º graus, preferencialmente para estudantes do Ensino Fundamental; se dispõe a apresentar um material de referência que possa ser utilizado por docentes na proposição de temas da área da Matemática articulados à Física, com sugestão de propostas experimentais que possibilitem adaptações necessárias a contextos específicos de diferentes comunidades escolares. A THA é constituída por quatro atividades destinadas ao reconhecimento da estrutura cognitiva dos estudantes e seus conhecimentos prévios, propondo em seguida a primeira atividade experimental intitulada Esticando a Mola com objetivo de introduzir o tema de estudo, contextualizar e demonstrar uma aplicação do conhecimento matemático em discussão, para além da exercitação com manipulação do algoritmo. Sugere-se que após a realização da primeira atividade experimental o docente desenvolva uma sequência de aulas, que discutam os diversos conceitos referentes às funções polinomiais de 1º e 2º graus e seus respectivos gráficos. Na sequência, recomenda-se a aplicação de duas atividades que buscam compreender o entendimento dos estudantes sobre o tema em estudo, e, logo após, aconselhamos o desenvolvimento da segunda atividade experimental denominada Queda Livre, com objetivos de contextualizar a função polinomial de 2º grau, finalizando a THA com a avaliação final realizada pelos estudantes. Apresentaremos, ainda, neste material, uma breve discussão sobre os pressupostos teóricos que orientaram a elaboração, desenvolvimento e avaliação da trajetória hipotética de aprendizagem, que é parte integrante de um ciclo de ensino, em que a aprendizagem também é do professor, que poderá, subsidiado pelas aprendizagens promovidas, reelaborar sua prática e favorecer aprendizagens significativas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2110Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | trajetória hipotética de aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | teoria da aprendizagem significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | interdisciplinaridade | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem que recorre a experimentos de Física para atividades de ensino de funções polinomiais de 1º e 2º graus | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
WINDERSON RIBEIRO CAVALCANTI_2021_Produto_educacional.pdf | 2,11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/699993/2/WINDERSON RIBEIRO CAVALCANTI_2021_Produto_educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons