Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Maria - UFSM | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Meireles, Luciane Bandeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-10T18:23:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-10T18:23:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Luciane Bandeira Meireles | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699946 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem como tema História e a temática indígena e apresenta o objetivo de potencializar o Ensino de História e Cultura Indígena através de uma Oficina de Cerâmica. A investigação parte da análise do papel do Ensino de História na socialização da temática indígena. Foram analisadas as mudanças acerca destas temáticas vindas das lutas dos povos indígenas e da implantação da Lei nº 11.645/08. As reflexões teóricas que embasam essa pesquisa focam-se no Ensino de História e na construção da consciência histórica. A metodologia está calcada na pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa resultou na construção de um material pedagógico, voltado para professores/as da Educação Básica, que consiste em um Manual de Oficina de Cerâmica Indígena. Dessa forma, o produto, que pretende construir novos olhares e perspectivas sobre a história indígena, contribuirá para a socialização da temática indígena e para a formação e atuação docente através de um manual didático onde pretende-se descrever as etapas da oficina. Busca-se, portanto, com a realização da oficina, a construção do conhecimento a partir da experimentação, da manipulação e da criação de objetos de argila, resultando em uma aprendizagem mais dinâmica e atrativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,42 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História e Cultura Indígena | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aula-oficina | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cerâmica | pt_BR |
Título: dc.title | OFICINA DE CERÂMICA: UM CAMINHO PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DA HISTÓRIA E A CULTURA INDÍGENA. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Elaboração de Defesa de Mestrado/Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Luciane Bandeira Meireles.pdf | 4,53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/699946/2/Dissertação Luciane Bandeira Meireles.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons