Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAÚJO, Lilian Cristina da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FORMIGA, Girlene Marques | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAVALCANTI, Maria da Conceição | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-10T16:30:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-10T16:30:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sonda-me - Perfil do leitor: questionário diagnóstico | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699944 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Sonda-me – Perfil do Leitor é um Produto Educacional (PE), elaborado na plataforma de design gráfico Canva, criado para utilização por professores de Língua Portuguesa que atuam em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, a fim de contribuir com os processos formativos no que tange à verificação do perfil leitor dos alunos da EPT. Durante a pesquisa que serviu de base para este PE,elaboramos um questionário para investigar o perfil leitor da turma de 1º ano do curso Técnico em Multimídia Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal da Paraíba, Campus Cabedelo. Ao analisar os questionários, percebemos que se tratava de uma estratégia possivelmente adequada para identificar o perfil de cada turma e, a partir daí, permitiria aperfeiçoar práticas pedagógicas a serem utilizadas na formação de leitores. As investigações e análises ocorridas durante a pesquisa desse Mestrado nos permitiram concluir/entender dois fatos importantes, quais sejam: 1) a escola pode ampliar suas práticas pedagógicas voltadas à leitura, e 2) a leitura é um instrumento capaz de atender a uma formação integral, inspirada em autonomia e emancipação de sujeitos, para uma sociedade justa e igualitária, idealizada, por exemplo, nas obras de Freire – Pedagogia do Oprimido (1981) e Pedagogia da Autonomia (1996). Em razão disso, torna-se imprescindível a avaliação diagnóstica para investigar o perfil do leitor na escola, possibilitando aos docentes conduzir o processo de ensino e aprendizagem a partir de estratégias e metodologias em conformidade com a necessidade e perfil identificados. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 278 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Perfil do leitor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação leitora | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação integral | pt_BR |
Título: dc.title | Sonda-me - Perfil do leitor - questionário diagnóstico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sonda-me - Perfil do Leitor questionário diagnóstico..pdf | 278,76 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/699944/2/Sonda-me - Perfil do Leitor questionário diagnóstico..pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons