Sonda-me - Perfil do leitor - questionário diagnóstico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, Lilian Cristina da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorFORMIGA, Girlene Marques-
Autor(es): dc.contributor.authorCAVALCANTI, Maria da Conceição-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-10T16:30:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-10T16:30:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-10-
identificador: dc.identifier.otherSonda-me - Perfil do leitor: questionário diagnósticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699944-
Resumo: dc.description.abstractSonda-me – Perfil do Leitor é um Produto Educacional (PE), elaborado na plataforma de design gráfico Canva, criado para utilização por professores de Língua Portuguesa que atuam em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, a fim de contribuir com os processos formativos no que tange à verificação do perfil leitor dos alunos da EPT. Durante a pesquisa que serviu de base para este PE,elaboramos um questionário para investigar o perfil leitor da turma de 1º ano do curso Técnico em Multimídia Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal da Paraíba, Campus Cabedelo. Ao analisar os questionários, percebemos que se tratava de uma estratégia possivelmente adequada para identificar o perfil de cada turma e, a partir daí, permitiria aperfeiçoar práticas pedagógicas a serem utilizadas na formação de leitores. As investigações e análises ocorridas durante a pesquisa desse Mestrado nos permitiram concluir/entender dois fatos importantes, quais sejam: 1) a escola pode ampliar suas práticas pedagógicas voltadas à leitura, e 2) a leitura é um instrumento capaz de atender a uma formação integral, inspirada em autonomia e emancipação de sujeitos, para uma sociedade justa e igualitária, idealizada, por exemplo, nas obras de Freire – Pedagogia do Oprimido (1981) e Pedagogia da Autonomia (1996). Em razão disso, torna-se imprescindível a avaliação diagnóstica para investigar o perfil do leitor na escola, possibilitando aos docentes conduzir o processo de ensino e aprendizagem a partir de estratégias e metodologias em conformidade com a necessidade e perfil identificados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent278 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Técnico Integrado ao Ensino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPerfil do leitorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação leitorapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação integralpt_BR
Título: dc.titleSonda-me - Perfil do leitor - questionário diagnósticopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons