Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Maria - UFSM | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Fábio Azevedo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-10T17:25:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-10T17:25:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Fabio Azevedo Rodrigues | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699934 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nossa pesquisa teve por interesse a grande temática dos “desastres”. No decorrer do levantamento bibliográfico decidimos por bem trabalhar com o ensino da Shoah/Holocausto. O pequeno número de trabalhos no âmbito de ensino de história não era condizente com a importância da temática. Por meio de algumas iniciativas legislativas e com a aprovação e entrada em vigor da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) notamos que deveríamos articular a educação por competências (e habilidades) com a perspectiva teórica de consciência histórica e formação histórica de sentido do historiador Jörn Rüsen. O problema de pesquisa consistiu na seguinte questão: como abordar o “tema-habilidade”: práticas de extermínio em sala de aula, por meio de uma sequência didática? Nosso objetivo foi a elaboração de um produto que pudesse articular os pressupostos teóricos do ensino de história, com uma razoável fundamentação na historiografia e o delineamento de dinâmicas factíveis de serem realizadas em sala de aula. Para essa problematização de assuntos sensíveis buscamos mais aportes teóricos na chamada “burdening history”. O trabalho contou com uma pesquisa bibliográfica, incluindo buscas nos bancos de dissertações e teses da CAPES, IBICT e ProfHistória, além de artigos publicados em periódicos. Também se efetuou uma pesquisa documental, relativa as legislações vigentes, documentos curriculares, etc. A sequência didática intitulada de “Shoah/Holocausto em perspectiva” foi elaborada a partir de uma atividade disponibilizada pelo United States Holocaust Monument Museum (USHMM), seguindo as diretrizes da própria entidade. Como resultados acreditamos termos contribuído com a disponibilização de um produto educacional com licença aberta e passível de ser adaptado e modificado às diferentes realidades e contextos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,74 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desastres | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação histórica de sentido | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Burdening history | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino do holocausto | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DA SHOAH/HOLOCAUSTO. PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAR TEMAS SENSÍVEIS EM SALA DE AULA. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Elaboração de Defesa de Mestrado/Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Fabio Azevedo Rodrigues.pdf | 7,93 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/699934/2/Dissertação Fabio Azevedo Rodrigues.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons