O ENSINO DA SHOAH/HOLOCAUSTO. PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAR TEMAS SENSÍVEIS EM SALA DE AULA.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Maria - UFSMpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Fábio Azevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-10T17:25:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-10T17:25:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-27-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Fabio Azevedo Rodriguespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699934-
Resumo: dc.description.abstractNossa pesquisa teve por interesse a grande temática dos “desastres”. No decorrer do levantamento bibliográfico decidimos por bem trabalhar com o ensino da Shoah/Holocausto. O pequeno número de trabalhos no âmbito de ensino de história não era condizente com a importância da temática. Por meio de algumas iniciativas legislativas e com a aprovação e entrada em vigor da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) notamos que deveríamos articular a educação por competências (e habilidades) com a perspectiva teórica de consciência histórica e formação histórica de sentido do historiador Jörn Rüsen. O problema de pesquisa consistiu na seguinte questão: como abordar o “tema-habilidade”: práticas de extermínio em sala de aula, por meio de uma sequência didática? Nosso objetivo foi a elaboração de um produto que pudesse articular os pressupostos teóricos do ensino de história, com uma razoável fundamentação na historiografia e o delineamento de dinâmicas factíveis de serem realizadas em sala de aula. Para essa problematização de assuntos sensíveis buscamos mais aportes teóricos na chamada “burdening history”. O trabalho contou com uma pesquisa bibliográfica, incluindo buscas nos bancos de dissertações e teses da CAPES, IBICT e ProfHistória, além de artigos publicados em periódicos. Também se efetuou uma pesquisa documental, relativa as legislações vigentes, documentos curriculares, etc. A sequência didática intitulada de “Shoah/Holocausto em perspectiva” foi elaborada a partir de uma atividade disponibilizada pelo United States Holocaust Monument Museum (USHMM), seguindo as diretrizes da própria entidade. Como resultados acreditamos termos contribuído com a disponibilização de um produto educacional com licença aberta e passível de ser adaptado e modificado às diferentes realidades e contextos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,74 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesastrespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação histórica de sentidopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBurdening historypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino do holocaustopt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DA SHOAH/HOLOCAUSTO. PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAR TEMAS SENSÍVEIS EM SALA DE AULA.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineElaboração de Defesa de Mestrado/Dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons