Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Centro Universitário Christus | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ANDRADE NETO, José Araújo de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Anamaria Cavalcante e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-03-09T18:08:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-03-09T18:08:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Uso de tecnologia no seguimento do paciente autista | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699894 | - |
Resumo: dc.description.abstract | INTRODUÇÃO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um dos mais importantes transtornos do desenvolvimento na população mundial, com estimativas podendo chegar a 1% de prevalência. A maioria dos pacientes tem como base do tratamento terapias com profissionais de praticamente todas as áreas da saúde, desde médicos(as), psicólogos(as), fonoaudiólogos(as), terapeutas ocupacionais, até educadores físicos e nutricionistas, entre outros. PROBLEMA: Esse tratamento requer muita diligência devido sua longa duração, muitas vezes sem previsão de alta. O acompanhamento da evolução dos pacientes por vezes torna-se impalpável, seja pela grande quantidade de informações produzidas até falta de percepção de melhora por seus pais ou cuidadores. HIPÓTESE: Usar um aplicativo para dispositivos móveis para facilitar a integração entre equipe terapêutica e seus cuidadores, aprendizado destes e de estudantes, para melhor evolução terapêutica das crianças com TEA. METODOLOGIA: O aplicativo Anjo Azul foi desenvolvido por uma parceria com profissionais de saúde e de tecnologia de informática. Foi testado de forma interna, corrigidas falhas e erros iniciais, e, posteriormente, realizada avaliação de usabilidade por profissionais de saúde que atuam no tratamento de crianças com TEA e por familiares ou responsáveis pelas crianças em tratamento ambulatorial com equipe multidisciplinar, que após apresentação do aplicativo, preencheram uma escala SUS (System Usability Scale). | - |
Tamanho: dc.format.extent | 3,22MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | POWER POINT | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | desenvolvimento infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | tecnologia em saúde | - |
Título: dc.title | Uso de tecnologia no seguimento do paciente autista | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Curso: dc.subject.course | Pós Graduação – Mested (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | EDUCAÇÃO NA SAÚDE COMUNITÁRIA | - |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CONFERENCIA PROFERIDA NO 15 CONGRESSO CEARENSE DE PEDIATRIA - Anamaria Silva.pptx | 3,3 MB | Microsoft Powerpoint XML | /bitstream/capes/699894/2/CONFERENCIA PROFERIDA NO 15 CONGRESSO CEARENSE DE PEDIATRIA - Anamaria Silva.pptxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons