EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL MIGUEL ARCANJO – SÃO SEBASTIÃO – DISTRITO FEDERAL: DIÁLOGOS DENTRO E FORA DA ESCOLA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Técia Goulart de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-03-08T17:51:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-03-08T17:51:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherEDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL MIGUEL ARCANJO – SÃO SEBASTIÃO – DISTRITO FEDERAL: DIÁLOGOS DENTRO E FORA DA ESCOLApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/699794-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho versa sobre a construção de uma proposta de práticas pedagógicas no Centro de Ensino Fundamental Miguel Arcanjo, que se situa em São Sebastião (Distrito Federal), sobretudo na disciplina Parte Diversificada (PD) e sua relação com a Educação para as Relações Étnico-raciais, em consonância com a Lei 10.639/2003 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Este estudo foi possível com a participação de professores e professoras que atuam na referida disciplina, como sujeitos/as da pesquisa. Estes/as professores/as contribuíram com a pesquisa, ao compartilharem experiências e memórias em torno de suas práticas docentes. As experiências e rememorações estão narradas em forma de mônadas, de acordo com a perspectiva do filósofo berlinense, Walter Benjamin. A partir do entendimento de como a disciplina PD funciona, há uma parte propositiva que é interação com sujeitos/as atuantes na comunidade de São Sebastião, sujeitos/as outros/as que contribuíram com saberes outros que permitem a efetivação de uma proposta decolonial de currículo para PD em favor da possibilidade de se contar histórias outras, como nos provoca os/as pensadores/as decoloniais.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória. Ensino de História. Educação para as Relações Étnico-raciais. Lei 10.639/2003. Currículo. Decolonialidade.pt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL MIGUEL ARCANJO – SÃO SEBASTIÃO – DISTRITO FEDERAL: DIÁLOGOS DENTRO E FORA DA ESCOLApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons